• Cotidiano

    Wednesday, 01-May-2024 23:17:03 -03
    Crise da água

    No Rio, 11 cidades sofrem com a estiagem

    LUCAS VETTORAZZO
    ENVIADO A ITATIAIA E A BARRA DO PIRAÍ (RJ)

    02/11/2014 02h00

    A estiagem que atinge o rio Paraíba do Sul, a única fonte de água do Estado do Rio de Janeiro, tem agravado o problema de desabastecimento no interior fluminense.

    Até o momento, a capital e a região metropolitana não foram prejudicadas. A Folha apurou, contudo, que ao menos 11 das 92 cidades do interior registram falta d'água devido à estiagem, considerada a pior dos últimos 40 anos.

    Os municípios afetados são principalmente das regiões do Médio Paraíba, centro-sul, noroeste e norte, que concentram atividades industriais, agropecuária e agricultura.

    Lucas Figueiredo/Folhapress
    Usina de Funil, instalada nas águas do rio Paraíba do Sul; volume está abaixo do normal
    Usina de Funil, instalada nas águas do rio Paraíba do Sul; volume está abaixo do normal

    O Estado tem apenas um reservatório de grande porte, o da hidrelétrica do Funil, em Itatiaia. Responsável por acumular água para gerar energia e controlar a vazão do rio, ele estava na quinta (30) com 10,45% de seu volume útil.

    É a pior marca desde agosto de 2001, quando o nível chegou a 3,92%, segundo Furnas, subsidiária da Eletrobrás que opera a usina. Em 30 de outubro de 2013, o nível do reservatório estava em 37,7%.

    SECA NA CAIXA D'ÁGUA

    Em Barra do Piraí, 660 famílias estão sem fornecimento, segundo a secretaria municipal de Água e Esgoto. A prefeitura colocou três caminhões-pipa para rodar a cidade de 94 mil habitantes.
    Moradores dizem ficar até uma semana sem água.

    "Se lavar roupa, no dia seguinte não tem água para tomar banho. Depois que a caixa d'água esvazia, leva três dias para o caminhão-pipa passar", afirma o metalúrgico Leonardo Ferreira Gomes de Andrade, 20, morador do bairro que, ironicamente, leva o nome de Caixa D'água.

    Em São João da Barra e em Campos dos Goytacazes, extremo norte do Estado, a baixa vazão do rio está fazendo com que o mar invada o leito e salinize as redes de distribuição, afetando a agricultura e agropecuária.

    Editoria de Arte/Folhapress

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024