• Cotidiano

    Saturday, 04-May-2024 07:15:43 -03
    Crise da água

    Moradora de Itu (SP) aproveita água da chuva para fazer estoque em casa

    MOACYR LOPES JUNIOR
    DE ENVIADO ESPECIAL A ITU
    ESTÊVÃO BERTONI
    DE SÃO PAULO

    06/11/2014 02h00

    Nazaré da Silveira, 73, puxou uma cadeira e se sentou na garagem de casa nesta quarta (5) para assistir de camarote ao espetáculo da natureza. Era uma mera chuva.

    A aposentada, porém, não se lembrava qual tinha sido a última vez que vira uma em Itu (a 101 km de São Paulo).

    Na calçada em frente a sua casa, na rua João Eloy do Amaral Sampaio, Nazaré enfileirou três caixas de isopor (duas delas de 500 litros cada uma), quatro baldes e uma panela de fazer feijoada.

    A água que caiu do céu vai ajudar a aposentada a limpar a casa, lavar a louça e dar descargas. Vai ser bombeada até a caixa d'água, que há um mês não é abastecida.

    Hoje, a quantidade que sai da torneira da casa de Nazaré é insuficiente para realizar todos os serviços domésticos.

    Ex-funcionária de uma fábrica de cintos de segurança, de um mercado e de um barzinho, ela vive em uma casa com quarto, sala, cozinha e banheiro. É viúva há 28 anos.

    Nos fundos de casa, em outros dois cômodos com banheiro, dá abrigo a dois filhos. Ao todo, teve nove.

    Os que moram com Nazaré a auxiliam a manter a casa abastecida, trazendo água da rua, já que ela tem problema de coluna. De poços artesianos dos sítios do filho e do cunhado vem a água que ela usa para beber e para cozinhar.

    Ela diz já ter ficado sem água em anos anteriores, mas nada comparado ao que acontece agora. Na sua rua, os vizinhos também sofrem com a seca. Nenhum outro, porém, apelou para a chuva.

    Enquanto a ajuda vier dos céus, ela promete continuar enfileirando os baldes na frente de casa. Até que a situação em Itu se normalize.

    A cidade está em racionamento oficial há nove meses. Na segunda (3), uma chuva forte provocou um ponto de alagamento, mas não foi suficiente para recompor os mananciais que abastecem a região.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024