• Cotidiano

    Monday, 29-Apr-2024 17:14:13 -03

    Em ofício, Rio demonstra preocupação com nível do Paraíba do Sul

    DO RIO

    08/11/2014 10h30

    O secretário estadual do Ambiente do Rio, Carlos Francisco Portinho, enviou ofício à ANA (Agência Nacional de Águas) demonstrando preocupação de que a estiagem que atinge o sudeste do país e reduz a vazão do rio Paraíba do Sul se agrave no ano que vem e cause desabastecimento na capital e na região metropolitana do Estado.

    Em ofício enviado no último dia 5, Portinho pede que, caso a estiagem se prolongue, a agência elabore um plano emergencial de contingência e fiscalize ligações irregulares de água.

    O secretário demonstra no texto especial preocupação com os níveis de quatro reservatórios do rio Paraíba do Sul, dos quais apenas um fica no Rio de Janeiro.

    O primeiro, chamado Paraíbuna, que fica no território do Estado de São Paulo e sob gestão da Cesp, estava no último dia 6 com apenas 4,48% de seu volume útil, de acordo com dados do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico).

    Editoria de Arte/Folhapress

    Portinho pede à ANA que informe qual seria o volume morto do reservatório. O volume morto ou reserva técnica fica abaixo do volume útil, que é aquele utilizado para a geração de energia elétrica. O volume morto, ainda que seja aproveitado para geração elétrica, pode ser usado para manter o abastecimento de água à população por algum tempo.

    Portinho deixa claro no documento que, apesar de a soma dos quatro reservatórios da bacia do Paraíba do Sul ter na ocasião 7% de seu volume útil, a cenário "pode ser considerado satisfatório no contexto da severidade da estiagem de 2014". "Entretanto, caso a estiagem persista por mais algumas semanas, entendemos que outras medidas precisarão ser tomadas para evitar o desabastecimento da população atendida pelos rios Paraíba do Sul e Guadu, inclusive da região metropolitana do Rio de Janeiro", diz Portinho no ofício à ANA, registrado sob de número 457/2014.

    O Paraíba do Sul é a única fonte de abastecimento do Estado do Rio. Em Barra do Piraí, na região do Médio Paraíba, uma transposição leva água para o Guandu, rio artificial que abastece a capital e a região metropolitana e atende cerca de 14 milhões de pessoas.

    O ofício foi a primeira demonstração de preocupação oficial das autoridades do Rio em relação à estiagem. O documento foi enviado pela secretaria à ANA no mesmo dia em que o governador do Rio, Luiz Fernando Pezão (PMDB) afirmou que acataria possível decisão da agência em favor da transposição de parte das águas do Paraíba do Sul para o rio Jaguari, em São Paulo. Na prática, a medida reduziria a vazão do rio que vai para o Estado do Rio em benefício do Estado de São Paulo, que vive problema de falta d'água.

    No dia seguinte, Pezão voltou a adotar tom conciliador e disse que chuvas recentes já teriam enchido mananciais na região e que a Cedae, a companhia de saneamento do Estado, garantia o abastecimento do Rio.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024