• Cotidiano

    Saturday, 27-Apr-2024 05:15:32 -03

    José Velloni (1920-2014) - Atuou em 9 filmes de Mazzaropi

    CAMILA TURTELLI
    DE RIBEIRÃO PRETO

    15/11/2014 00h01

    Cinema, política e cevada marcaram a vida de José Velloni, que participou de nove filmes produzidos por Amácio Mazzaropi (1912-81).

    Vereador de Ribeirão Preto (SP) por 35 anos, de 1948 a 1983, José também foi funcionário da famosa Companhia Antarctica Paulista.

    Foi o emprego na cervejaria que o colocou em contato com Mazzaropi. O ator precisava de cevada para alimentar o gado em seu sítio em Taubaté (SP) e, por isso, procurou José, por meio de um amigo em comum. Surgia aí uma amizade e uma parceria de trabalho.

    "Ao saber que meu pai já atuava no cinema e no teatro, Mazzaropi chamou-o para contracenar", conta o filho Dante Velloni, 60.

    "No set, era um homem tranquilo e disciplinado", diz o cineasta Virgílio Roveda, que trabalhou com José.

    Foi também o trabalho na cervejaria que o levou a participar do sindicato e, depois, da política. Era um homem engajado e que exercia múltiplas tarefas. Após perder a eleição para prefeito de Ribeirão em 1982, deixou de disputar cargos públicos.

    "Ele nunca faltava à Câmara. Filmava aos finais de semana", afirma Corauci Sobrinho, ex-vereador de Ribeirão. Ele diz que os discursos de José faziam sucesso. "Ele tinha uma memória incrível e declamava poemas enormes."

    José também foi diretor de teatro e professor de artes cênicas. Atuou ainda em filmes com Waldick Soriano.

    Teve seis filhos e dez netos e era viúvo de Emília Del Lama. Com mal de Parkinson, morreu na quinta-feira (13), aos 94 anos, de complicações após uma cirurgia.

    coluna.obituario@uol.com.br

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024