• Cotidiano

    Monday, 20-May-2024 14:42:49 -03
    Crise da água

    Por falta de vereadores, sessão de CPI da Sabesp é cancelada em SP

    DE SÃO PAULO

    19/11/2014 16h32

    Uma sessão que estava programada para a manhã desta quarta-feira (19) na CPI da Sabesp, na Câmara Municipal de São Paulo, foi cancelada por falta de quórum.

    A sessão havia convocado o promotor de Justiça José Roberto de Oliveira e estava prevista para as 10h. Ele, que é da promotoria de Meio Ambiente, chegou ao local, mas encontrou o plenário da Câmara praticamente vazio.

    Apenas quatro vereadores compareceram à sessão no tempo regulamentar. São eles: Ari Friedenbach (Pros), José Police Neto (PSD), Milton Leite (DEM) e Nelo Rodolfo (PMDB).

    Nem mesmo o o presidente da CPI, Laércio Benko (PHS), estava presente à sessão. Roberto Tripoli (PV), Paulo Frange (PTB), Nabil Bonduki (PT) também estavam ausentes.

    O vereador Mario Covas Neto chegou às 10h17, mais de 15 minutos depois do início da sessão, o que, pelo regulamento, impede o parlamentar de participar.

    Como são nove os membros da CPI, uma sessão precisa ter pelo menos metade dos vereadores, portanto cinco, para ser iniciada.

    A CPI foi aberta para investigar as ações da Sabesp para contornar a maior estiagem e crise de abastecimento pela qual vive a cidade de São Paulo.

    RESERVATÓRIOS

    Sem chuva nos últimos dias, o índice dos principais reservatórios de São Paulo voltou a cair nesta quarta-feira (19). De acordo com dados da Sabesp, mesmo com a segunda cota do volume morto, o Cantareira opera com 10% de sua capacidade.

    A segunda cota do volume morto começou a ser usada no último final de semana. Em apenas uma semana, o índice do Cantareira caiu, ao todo, 1%.

    A situação também é crítica no sistema Alto Tietê que opera com 6,7% de sua capacidade. Assim como o Cantareira, o reservatório perdeu 0,2 ponto percentual de terça-feira (18) para essa quarta-feira.

    Já o Guarapiranga que tinha 34% na terça está agora com 33,7%.

    O sistema que apresentou maior queda foi o Rio Claro, cujo índice caiu 0,6 ponto percentual, chegando a 34,8%.

    Até esta segunda-feira (17), foram registrados neste mês 90,2 mm de precipitações na região dos reservatórios do Cantareira, 56% da média histórica para novembro (161,2 mm).

    A previsão é de que o mês de novembro tenha chuvas um pouco acima da média para o mês.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024