• Cotidiano

    Saturday, 27-Apr-2024 20:28:34 -03

    Moradores voltam a fechar estrada de acesso a praia de Ilhabela

    GIOVANNA ROSSIN
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

    21/11/2014 14h09

    Cerca de 60 pessoas bloqueiam a estrada que dá acesso à praia de Castelhanos, na Ilhabela —litoral norte de São Paulo—, em protesto contra o "pedágio" estabelecido pela Fundação Florestal, que administra o Parque Estadual de Ilhabela.

    É o terceiro dia consecutivo de bloqueio. O valor, que passou a valer na última quarta-feira (19), é de R$ 12 por pessoa. Ontem (20/11) a manifestação acabou às 14 horas, horário em que fica proibido a subida de carros.

    O grupo promete repetir o bloqueio na estrada neste sábado (22). A programação é reunir os manifestantes a partir 6h30, em frente à entrada do Parque Estadual. Eles devem permanecer lá até as 14h.

    Nesta sexta, o prefeito de Ilhabela, Antonio Luiz Colucci (PPS), esteve no local tentando fazer contato com o responsável pela Fundação Florestal. "O Parque não está disposto a suspender a taxa. Nosso pedido é suspender essa taxa", disse.

    Ainda segundo o prefeito, se a negociação acontecer ainda hoje, o caminho para a praia poderia voltar à normalidade amanhã. Caso contrário, os moradores prometem continuar com o protesto nos próximos dias.

    Empresas de turismo continuam com os passeios de jipe a Castelhanos suspensos. Na praia, cinco dos seis quiosques no local permanecem fechados.

    "Tem vários motivos para o protesto. A comunidade alega que o principal é o fato que o parque não faz manutenção adequada [na estrada]. Carros ficam presos sem resgate, tem torre quase caindo", diz Vivian Gonçalves, proprietária do único quiosque aberto hoje.

    Rubens Capozzoli, operador de turismo que está participando da manifestação desde quarta-feira (19), os manifestantes podem parar o trânsito no centro histórico da ilha, neste sábado depois das 14h.

    Se o pedágio não for liberado amanhã, eles continuarão domingo. À tarde, o plano é ir para a balsa, que tem como destino São Sebastião.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024