• Cotidiano

    Sunday, 05-May-2024 12:25:33 -03

    Joaquim dos Santos Rodrigues (1927-2014) - O homem mais ignorante do Brasil

    DE SÃO PAULO

    24/11/2014 00h00

    Joaquim dos Santos Rodrigues, o seu Lunga, tornou-se famoso pela intransigência, pela paciência zero com "perguntas bestas". "E isso por acaso é um museu?", dizia prontamente sobre sua loja de objetos usados quando alguém queria saber se algo estava mesmo à venda.

    Morador de Juazeiro do Norte, no interior cearense, ganhou a alcunha de "o homem mais ignorante do Brasil". Ignorante no sentido nordestino: taxativo, ácido, mal-humorado, sem rodeios.

    "Se alguém falava uma coisa errada, ele corrigia, era o jeito dele de ser. Ele não tinha muito estudo, mas uma inteligência e uma sabedoria 'do alto' [divina]", conta a cunhada Lourdes Rodrigues, 70.

    Turistas se juntavam em frente da lojinha para ouvir as respostas certeiras do homem que se tornou um personagem do folclore nordestino, além de tirar fotos com ele —às vezes contra sua vontade.

    As frases do comerciante, com tom de arrogância, viraram piadas e memes na internet -uma página na rede social Facebook reúne causos atribuídos a seu Lunga.

    Joaquim ficou famoso em 1983, com a publicação do cordel "As Histórias do Seu Lunga - o Homem Mais Zangado do Mundo", de Abraão Batista, que coletou casos sobre ele. O personagem, porém, fazia questão de ressaltar que nenhuma das histórias que correm por aí é verdadeira.

    Segundo Lourdes, seu Lunga fez uma cirurgia de estômago há cerca de seis meses. Ele se recuperou e chegou a voltar ao trabalho, mas foi afastado pela família há um mês.

    Morreu na manhã de sábado (22), aos 87 anos, vítima de câncer. Foi casado com dona Carmelita e teve 14 filhos.

    coluna.obituario@uol.com.br

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024