• Cotidiano

    Sunday, 28-Apr-2024 20:59:44 -03
    Crise da água

    Com crise hídrica, quais os riscos de SP ficar sem água em 2015?

    EDUARDO GERAQUE
    DE SÃO PAULO

    30/11/2014 02h45

    Editoria de Arte/Folhapress

    Com o atual ritmo das chuvas, o nível das represas do Cantareira –o principal sistema de abastecimento da Grande SP– deve começar a subir nas próximas semanas.

    Mas uma enorme interrogação remete para abril, quando se inicia outro período seco: vai faltar água para os paulistanos em 2015?

    Não há uma resposta certeira. Ao contrário. A diferença entre a previsão dos especialistas e a do governo do Estado é de bilhões de litros.

    Segundo a Somar Meteorologia, as chuvas do próximo verão ficarão dentro da média histórica para a região.

    Mas essa informação permite duas interpretações. Para o governo, significa que todo o volume morto será recuperado e cerca de 25% do volume útil serão preenchidos.
    A gestão tucana promete ainda obras para diminuir a dependência do Cantareira e atenuar a crise.

    Já para especialistas, chuvas na média não vão resolver a atual crise.

    Segundo eles, a Grande SP tem chances reais de entrar em colapso de abastecimento em 2015, se nenhuma medida drástica for tomada, como uma forte redução no consumo de água. A gestão de Geraldo Alckmin (PSDB) descarta um racionamento.

    "Seguramente, a situação de março de 2015 será pior do que a deste ano", afirma Marussia Whately, do Instituto Socioambiental.

    "Se continuarem sendo retiradas as vazões atuais, e com chuvas na média, vai sobrar só um pouco do segundo volume morto", diz o engenheiro José Roberto dos Santos, professor da Universidade de Mogi das Cruzes.

    Além do que sai e do que entra nos reservatórios, existem outras variáveis em jogo.

    Por exemplo: a evaporação das represas e o chamado efeito esponja –como o solo está muito seco, as águas das chuvas entram na terra rachada e não se acumulam. Todos concordam: a crise não acaba em 2015.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024