• Cotidiano

    Monday, 29-Apr-2024 07:41:15 -03

    Rio de Janeiro

    Selfies dominam inauguração da árvore de Natal da Lagoa, no Rio

    DO RIO

    29/11/2014 23h14

    Na inauguração da tradicional Árvore da Lagoa, na Lagoa Rodrigo de Freitas, zona sul do Rio, só se fazia uma coisa: tirar selfies.

    A festa teve sua 19ª edição neste sábado (29). A árvore flutuante de 85m de altura foi acesa por volta das 21h30. Houve queima de fogos e shows de Simone, Família Lima e da atriz Laila Garin, que cantou canções da personagem que encarna no teatro, Elis Regina, no espetáculo "Elis, a Musical".

    Durante a queima de fogos, que durou cerca de dez minutos, o gramado em torno da lagoa virou um mar de luzes de celular. Eram poucos os que não assistiam pela tela.

    Jayme Andrade, 43, filmava com uma câmera fotográfica em uma mão e fotografava no celular com a outra. "As fotos já vão pro Face agora, mas queria poder filmar tudo para mostrar para a minha mãe, que não pode vir neste ano porque está doente", explicou.

    Ambulantes que vendem o "pau de selfie", como eles mesmos chamam o equipamento, já previam que a festa seria um bom mercado. O kit é semelhante ao da câmera GoPro, que permite que o fotógrafo tire selfies de longe.

    Por R$70, o comprador levava uma haste de pouco mais de um metro onde pode encaixar seu smartphone e um dispositivo que o permite acionar o botão do clique por bluetooth, sem a necessidade de encostar no telefone.

    "Se o cara não tira selfie com essa árvore, vai tirar quando?", dizia o vendedor Doulgas Gonçalves.

    Jason, 19, chegou até a subir numa árvore para tirar uma selfie mais radical. "Esta vai direto pro perfil", disse ele, depois de sacar a primeira foto numa posição canhestra.

    "Já vim pra cá pensando no Insta", explicou, em referência ao aplicativo Instagram.

    SAUDADES DOS AMBULANTES

    A ausência de ambulantes que vendem comida frustrou parte de público. "Antigamente, aqui tinha o que você quisesse: cachorro-quente, salsichão, churros, pipoca. Agora estamos aqui, nessa fila de vinte minutos pra comer o quê? Milho", reclamou, numa fila, Ana Paula Souza, 36.

    Desde o início da festa via-se caminhões da Defesa Civil apinhados de carrinhos confiscados.

    Cerca de 200 mil pessoas assistiram à queima de fogos, segundo os organizadores do evento.

    Segundo os bombeiros, três pessoas caíram de um deque e foram encaminhadas ao Hospital Miguel Couto, na Gávea, zona sul do Rio, com ferimentos leves. Os bombeiros não souberam descrever as circunstâncias do acidente.

    TRÂNSITO

    A árvore costuma irritar os moradores do bairro por gerar muito trânsito. Na tarde deste sábado, o trânsito fluiu tranquilo, com exceção da região mais próxima ao Parque do Cantagalo, a parte mais próxima da árvore e o local onde aconteceu o show da inauguração. Os motoristas mais calejados evitam a região da Lagoa no dia da inauguração. Era o caso do taxista Ubirajara Júnior, 34. "Esta é a última volta que eu dou na Lagoa. Agora, só em janeiro", declarou.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024