• Cotidiano

    Wednesday, 01-May-2024 19:43:04 -03

    Com nova lei antifumo, RS agora vai ter que proibir fumódromos

    FELIPE BÄCHTOLD
    DE PORTO ALEGRE

    03/12/2014 12h00

    O Rio Grande do Sul, maior produtor de tabaco do país, é um dos Estados que possuíam normas antifumo mais brandas, que incluíam a liberação dos fumódromos.

    Em Porto Alegre, o município ainda se articula para viabilizar a fiscalização dos estabelecimentos comerciais dentro dos critérios da nova regulamentação federal.

    Segundo a Secretaria da Indústria e Comércio da prefeitura, ainda não foi definido como será fiscalizado o cumprimento da nova norma.

    A pasta diz que analisa se será preciso criar uma nova lei municipal que regulamente as multas que serão aplicadas a quem não seguir a determinação federal.

    Até ontem, uma lei municipal autorizava o fumo em locais isolados e com "arejamento conveniente". Os agentes da prefeitura fiscalizavam a aplicação da norma junto com o trabalho de verificação de licenças e autorizações de funcionamento.

    No Estado, uma lei de 2009 também proíbe o fumo em locais fechados, mas o libera em áreas "fisicamente delimitadas" e com sistemas de exaustão do ar.

    A Secretaria da Saúde afirma que as ações de fiscalização ficarão a cargo dos municípios e que o Estado irá trabalhar para capacitar os agentes municipais que vão verificar o cumprimento das novas regras.

    Editoria de Arte/Folhapress

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024