• Cotidiano

    Sunday, 28-Apr-2024 18:49:41 -03

    Após chuva, moradores de Itaquera limpam sujeira deixada por enchente

    FELIPE SOUZA
    DE SÃO PAULO

    11/12/2014 12h08

    Desde o início da manhã desta quinta-feira (11), o dia é de limpeza pesada para comerciantes de Itaquera, na zona leste de São Paulo. Após uma forte chuva que atingiu a região nesta quarta, ao menos 50 lojistas ainda não abriram as portas.

    O dono de uma papelaria na rua Padre Viegas de Menezes, Thiago Ramos Nery, 33, ainda não tem estimativa de quanto será o prejuízo causado pelas mercadorias molhadas. "Perdemos pelo menos 20 caixas de papel sulfite e tudo o que estava na parte de baixo das prateleiras. É desesperador ver tudo sendo levado pela enxurrada", disse.

    Nery disse que também não sabe quando reabrirá o comércio. "Não sei o que é pior: a chuva, o prejuízo ou não poder trabalhar. Ainda tenho que me preocupar com o meu carro que ficou com água até o teto."

    Ele afirmou que é a primeira vez que isso acontece. "Ontem eu brinquei com meus clientes que a água não passaria do terceiro degrau da porta, mas de repente invadiu tudo."

    O gerente de uma loja de roupas na mesma rua Vanildo Lopes de Oliveira, 37, estima que 80% das mercadorias foram danificadas. "Isso aconteceu porque as mudanças que fizeram no córrego próximo ao Itaquerão impedem o fluxo normal da água. Eles têm que corrigir isso para não ficarmos no prejuízo", afirmou.

    O copeiro de uma padaria na esquina da mesma rua com a avenida Campanella, Michael Henrique Mendes, 20, disse que o local ainda está muito sujo. "Tem lama por todos os lados. Ontem trabalhamos até as 22h e hoje chegamos cedo, mas não tem previsão para acabar a limpeza. As geladeiras ficaram boiando", afirmou.

    Ele disse que os clientes da padaria desesperaram quando o local começou a alagar. "Quando a água começou a subir muito, colocamos os clientes em cima do balcão. Tinha até idosos, foi bem difícil."

    A chuva desta quarta provocou o transbordamento do córrego Verde, fechou o túnel Jornalista Odon Pereira, localizado perto do estádio Itaquerão, e deixou algumas das principais vias que cortam o bairro, como Radial Leste e avenida Jacu-Pessego, alagadas. Dois carros e um caminhão caíram no córrego. Outros dez veículos que estavam na região foram inundados. Nesta quinta, a rua Tomazzo Ferrara, que dá acesso ao córrego Verde, está interditada para limpeza.

    Estragos de grandes proporções ocorreram em pelo menos quatro ruas. Até um muro de cerca de três metros de uma fábrica foi derrubado pela força a água. Equipes da prefeitura trabalham para tirar árvores e entulho do local. Não há previsão para a via ser liberada.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024