• Cotidiano

    Saturday, 18-May-2024 10:12:56 -03

    Chuvas fortes voltam a deixar parte de São Paulo em estado de atenção

    DE SÃO PAULO

    12/12/2014 16h34

    Parte da cidade de São Paulo voltou a entrar em estado de atenção para possíveis alagamentos, na tarde desta sexta-feira (12), por conta da chuva. Os decretos começaram 16h05 em alguns bairros da zona sul e se estendeu para o restante da região e para as zonas oeste, norte, centro e para as marginais Tietê e Pinheiros.

    Segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergência), da prefeitura, as precipitações são provocadas por áreas de instabilidades associadas ao calor e a grande concentração de umidade do ar. As chuvas mais fortes estão em Perus, Jaraguá, Pirituba, Freguesia do Ó e Casa Verde, assim como na zona oeste.

    Apenas a zona leste continuava em estado de observação (normal), por volta das 17h50. O CGE também não registrava alagamentos na capital paulista no horário. As chuvas também atingiam parte da região metropolitana.

    O tempo deve continuar instável nas próximas horas devido à entrada de uma brisa marítima. Esse é o terceiro dia seguido em que a cidade registra chuvas fortes, com potencial de alagamento. Na quarta (10), ela se concentrou na zona leste e chegou a provocar o transbordamento do córrego Verde, em Itaquera, além de outros oito pontos de alagamento.

    Na quinta-feira (11), a chuva foi mais forte nas zonas sul e oeste e provocou o transbordamento do córrego Itaim, no Butantã, além de outros 14 pontos de alagamento na cidade. A marginal Pinheiros e a rodovia Régis Bittencourt ficaram interditadas por conta do acúmulo de água. Hoje, ainda havia, por volta das 16h40, três árvores caídas em decorrência do temporal.

    Novas chuvas podem ocorrer no Estado no sábado (13). De acordo com o CGE, uma frente fria semi-estacionária que se encontra sobre o oceano Atlântico, na altura do litoral sul do país, avança lentamente. Mesmo afastado, o sistema frontal deve intensificar as instabilidades sobre o continente.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024