• Cotidiano

    Saturday, 18-May-2024 03:18:08 -03

    Chuva deixa SP em atenção, provoca alagamentos e afeta trens da CPTM

    DE SÃO PAULO

    12/12/2014 18h36

    A forte chuva que atinge São Paulo desde a tarde desta sexta-feira (12) colocou toda a cidade em estado de atenção, provocou alagamentos e prejudicou a circulação na linha 7-rubi da CPTM. Por volta das 19h, a precipitação mais forte estava na zona oeste, mas também era significativa na zona norte, centro e na divisa com Embu e Itapecerica da Serra.

    A chuva começou por volta das 16h e logo colocou alguns bairros da zona sul em atenção. Na hora seguinte, o decreto de atenção se estendeu para toda a capital paulista. Por volta das 19h, havia registro de 15 pontos de alagamento na cidade, sendo nove intransitáveis (veja abaixo). Também havia interdição por conta do acúmulo de água na pista sentido São Paulo da Régis Bittencourt, em Taboão da Serra (Grande São Paulo).

    Com os bloqueios, o trânsito era complicado em alguns pontos da cidade, apesar de estar dentro da média da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego). Ao todo, havia 195 km de lentidão na capital paulista, o que corresponde a 22,5% dos 868 km de vias monitoradas. A média do horário é de 26,1%.

    Renato S. Cerqueira/Futura Press/Folhapress
    Carros ficam presos em alagamento na avenida Rubem Berta; chuvas deixaram toda a cidade em atenção e prejudicaram trens da CPTM
    Carros ficam presos em alagamento na av. Rubem Berta; chuvas deixaram toda a cidade em atenção

    A via mais congestionada era a marginal Tietê, com 20,4 km de retenção na pista expressa, sentido Ayrton Senna, desde a ponte dos Remédios até a ponta Aricanduva. A via tem, ao todo, 22 km de extensão.

    A marginal Pinheiros também tinha longas filas. Eram 19,2 km na pista expressa, sentido Interlagos, desde a Castello Branco até a ponte Nova do Morumbi.

    A linha 7-rubi da CPTM também registrava um ponto de alagamento entre a estação Luz e Francisco Morato. Com isso, a circulação de trens estava sendo feita com velocidade reduzida e maior tempo de parada. O tráfego não precisou ser interrompido, segundo a empresa. As linhas do metrô também tinha velocidade reduzida no horário por segurança.

    Segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergência), da prefeitura, afirmou que a chuva atingiu os dois reservatórios em condições mais críticas, o Cantareira e o Alto Tietê. No Cantareira, a chuva atingiu praticamente todas as represas do sistema e variou entre fraca e forte ao longo da tarde e do início da noite. Já no Alto Tietê, as precipitações não atingiram toda a extensão, mas foi bastante forte em vários pontos.

    O total de chuva registrada nos dois reservatórios só será divulgado no sábado (13), pela Sabesp. A chuva de quinta, que também tinha atingido as represas que os compõem não conseguiram evitar nova queda do volume nesta sexta. A Cantareira atingiu 7,5% de sua capacidade e o Alto Tietê chegou a 4,2%.

    O tempo deve continuar instável nas próximas horas devido à entrada de uma brisa marítima. Esse é o terceiro dia seguido em que a cidade registra chuvas fortes, com potencial de alagamento. Na quarta (10), ela se concentrou na zona leste e chegou a provocar o transbordamento do córrego Verde, em Itaquera, além de outros oito pontos de alagamento.

    Na quinta-feira (11), a chuva foi mais forte nas zonas sul e oeste e provocou o transbordamento do córrego Itaim, no Butantã, além de outros 14 pontos de alagamento na cidade. A marginal Pinheiros e a rodovia Régis Bittencourt ficaram interditadas por conta do acúmulo de água.

    Novas chuvas podem ocorrer no Estado no sábado (13). De acordo com o CGE, uma frente fria semi-estacionária que se encontra sobre o oceano Atlântico, na altura do litoral sul do país, avança lentamente. Mesmo afastado, o sistema frontal deve intensificar as instabilidades sobre o continente.

    Veja onde estão os alagamentos:

    Intransitáveis
    - avenida Pompeia, altura da rua Turiassu, sentido marginal;
    - rua Turiassu, altura da avenida Pompeia, sentido único;
    - rua Turiassu, altura da praça Marrey Junior, sentido único;
    - praça Pascoal Martins, altura do número 142, sentido centro;
    - avenida Antárctica, altura da av. Marques de São Vicente, sentido Limão;
    - marginal Pinheiros, altura da ponte Eusébio Matoso, pista expressa, sentido Castello;
    - avenida Ellis Maas, altura da av. Comendador Sant'Anna, ambos os sentidos;
    - avenida Rubem Berta, altura do viaduto 11 de Junho, ambos os sentidos;
    - avenida Rubem Berta, altura do viaduto 11 de Junho, pista local, sentido aeroporto;

    Transitável
    - avenida Vital Brasil, altura da rua Camargo, sentido não informado;
    - praça Pascoal Martins, altura do número 364, sentido centro;
    - avenida Brasil, altura do número 2.283, sentido único;
    - Radial Leste, altura da avenida Alvaro Ramos, sentido bairro;
    - marginal Pinheiros, altura da rua Cristalino Rolim de Freitas, pista única, sentido Interlagos;
    - marginal Pinheiros, altura da avenida João Dias, pista local, sentido Castello.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024