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    'Agora, ônibus está mais rápido', afirma usuária após faixa exclusiva

    DE SÃO PAULO

    13/12/2014 02h00

    Valquíria Gomes, 22, está acordando mais tarde e, mesmo assim, ganha um salário maior no fim do mês.

    Ela diz que é tudo por conta da faixa de ônibus implantada no ano passado no corredor da av. 23 de Maio, uma das principais criadas na gestão Fernando Haddad (PT).

    Moradora do Jardim Ângela, na zona sul, ela vai ao trabalho no centro, todos os dias, usando a linha 5391.

    "Agora o ônibus está muito mais rápido, ganhei quase duas horas por dia. Consigo sair mais tarde de casa e chegar no trabalho no mesmo horário", conta ela, que trabalha como supervisora de uma operadora de TV à cabo.

    Zanone Fraissat/Folhapress
    Valquíria Gomes, 22, que elogia corredor da av. 23 de Maio
    Valquíria Gomes, 22, que elogia corredor da av. 23 de Maio

    A mudança na rotina também trouxe ganho financeiro. Agora, como pode sair mais tarde do serviço, passou a fazer horas extras que resultam em um acréscimo de 50% em seu salário todo mês.

    "Estou usando esse dinheiro para pagar meu carro. Como eu trabalho no fim de semana, não dá pra depender do ônibus. Isso não mudou, ainda passa muito pouco."

    Marca do segundo ano da gestão Haddad, as ciclovias também têm beneficiado quem pedala pelas ruas da capital paulista. Foram criados 141 km neste ano, e a promessa é chegar a 400 km até o final do ano que vem.

    Paulo da Silva, 47, mora na zona norte e trabalha como assistente administrativo de um hospital na região central. Ele já pedalava antes, mas agora passou a usar trechos de vias exclusivas em seu percurso. "É uma boa iniciativa. Antes, disputava espaço com os carros, agora me sinto mais seguro", afirma.

    Editoria de Arte/Folhapress
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