• Cotidiano

    Saturday, 18-May-2024 15:18:16 -03

    Mercado de Pinheiros entra na mira de chefs

    LUIZA FECAROTTA
    EDITORA DE "COMIDA" E "TURISMO"
    DE SÃO PAULO

    14/12/2014 02h00

    No largo da Batata, onde será reaberto o local onde funcionava o Aeroanta, o Mercado Municipal de Pinheiros (zona oeste de SP) tem passado por uma reformulação com a chegada de chefs.

    Dono do restaurante D.O.M., Alex Atala pretende transformar o local em um novo cartão-postal da cidade.

    "Temos um equipamento público em desuso, em decadência, que é o Mercado de Pinheiros, em uma área que passa por uma revitalização. Então, por que não transformá-lo em um mercado dos biomas brasileiros?", indaga.

    Segundo ele, o local pode ser uma referência "para que as pessoas um dia entendam de onde veio o ingrediente e seu entorno."

    PROJETOS

    No mês passado, o chef boliviano Checho Gonzáles abriu um box no Mercado de Pinheiros. Em sua Comedoria Gonzáles, com um balcão com 12 lugares, ele serve ceviches e outras comidinhas da América Latina, como galeto com batatas e chicharrones (tipo de torresmo).

    A Miolo Padaria Orgânica, que vende pães de fermentação natural na serra da Cantareira, também anunciou que terá uma loja no espaço em 2015, na qual irá vender pães, sucos, cafés, bolos e sanduíches.

    "Se depender de mim, ele [Mercado de Pinheiros] vira a embaixada da cozinha brasileira. Eu tenho a vontade, mas não tenho o poder, ainda. Estou brigando. Eu, o ATÁ [instituto que lidera], não eu, o Alex", diz o chef. "O que eu gostaria de fazer? Gostaria de virar aquele mercado de ponta-cabeça, mas, neste momento, legalmente falando, eu ainda não posso."

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024