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    Vias que dão acesso ao litoral de SP têm pista boa e radar de 30 km/h

    ANDRÉ MONTEIRO
    ENVIADO ESPECIAL AO LITORAL DE SP

    19/12/2014 02h00

    A conclusão de obras e a falta de chuvas deixaram as estradas que chegam ao litoral de São Paulo em boas condições neste fim de ano. Mas a instalação de dezenas de novos radares pode levar o motorista que forçar o acelerador a voltar da praia com multas pesadas no bolso.

    Foram colocados 87 novos aparelhos nas estradas que dão acesso ao litoral nos últimos dois meses. Um ano atrás, eram apenas 16.

    Grande parte dos equipamentos fiscaliza velocidades de 40 km/h –limite raro até dentro das cidades. Mas na Tamoios, principal acesso ao badalado litoral norte, três radares na serra flagram quem passar de 30 km/h.

    André Monteiro/Folhapress
    Radar instalado no km 73 da rodovia Rio-Santos,em Ubatuba; fiscalização será maior neste verão
    Radar instalado no km 73 da rodovia Rio-Santos,em Ubatuba; fiscalização será maior neste verão

    O governo diz que o objetivo é aumentar a segurança. Os aparelhos foram colocados em trechos urbanos onde há grande fluxo de ciclistas e pedestres cruzando a pista.

    "Queremos que os motoristas respeitem a velocidade. Fizemos estudos de engenharia e esperamos reduzir mortes e acidentes. O Estado não quer um tostão a mais com multas", diz o secretário estadual dos Transportes, Clodoaldo Pelissioni.

    Parte dos aparelhos ainda está em fase de aferição, mas todos deve entrar em operação nas próximas semanas.

    TAMOIOS

    A Folha percorreu nesta semana 961 km de rodovias e encontrou problemas como buracos, asfalto rachado e sinalização deficiente apenas em alguns pontos. No geral, as rodovias estão boas. No caminho da praia não há deslizamentos, longos trechos de pista irregular ou interdições.

    Na Tamoios, a duplicação do trecho de planalto, entre o km 11 e o km 60, deve resultar em cenário bem diferente do do fim do ano passado. Na ocasião, quando a obra estava em finalização, as interdições resultaram em viagens que chegaram a 12 horas.

    Um ponto de atenção, entretanto, é a ligação do planalto com o trecho de serra, na altura do km 60. Ali, as quatro faixas separadas por barreira se transformam em três faixas sem divisão –o que pode afunilar o tráfego nos picos de movimento.

    A duplicação da serra deve ser entregue em 2019 pela concessionária que vai operar a rodovia. O contrato, que será assinado nesta sexta (19), prevê a cobrança de três pedágios na rodovia em 2016.

    Editoria de Arte/Folhapress

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