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    Aplicativo ajuda motoristas a informar problemas em estradas federais

    DIMMI AMORA
    DE BRASÍLIA

    19/12/2014 14h14

    Os motoristas poderão usar um aplicativo disponível em celular para denunciar buracos, quedas de barreira e problemas de sinalização em estradas federais.

    Criado pelo Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), responsável pela administração de cerca de 50 mil quilômetros de rodovias pavimentadas no país, o aplicativo possui sistema de GPS que localiza de onde o usuário fez a denúncia e manda a mensagem diretamente para um banco de dados do departamento de estradas.

    O aplicativo está disponível para o sistema Android por enquanto. A denúncia pode ser feita de forma anônima. Mas, se o usuário quiser receber posteriormente uma responta sobre se o problema foi resolvido, terá que fazer um cadastro.

    Para evitar o uso pelo motorista enquanto estiver dirigindo, o aplicativo tem uma tecla de bloqueio que não permite seu uso quando o usuário informa estar ao volante. Segundo o diretor de Planejamento e Pesquisa do Dnit, Adailton Cardoso Dias, essa tecla é para evitar acidentes que poderiam ser causados pelo uso do aplicativo.

    Segundo Adailton Dias, a intenção do aplicativo, desenvolvido pela própria área técnica do órgão por um custo de cerca de R$ 20 mil, é aproximar os usuários do órgão. Antes, para denunciar, era necessário ligar e aguardar o atendimento do telemarketing da instituição. Ainda segundo Adailton, se vierem informações sobre os trechos de rodovias federais concedidas, que não estão sob responsabilidade do Dnit, elas ficarão disponíveis para que a ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre), que é responsável pela fiscalização da concessionárias, utilize-as para cobrar dessas companhias.

    O diretor afirma que os dados informados pelos usuários já serão utilizados neste fim de ano para cobrar mais agilidade das empresas de conservação das rodovias na resolução dos problemas. A ideia é que, nos próximos contratos do Dnit, seja criado um índice de tempo mínimo para a resolução do problema que, se não for cumprido, levará a desconto no valor que a empresa de conservação tem a receber.

    Perguntado como faria para cobrar mais agilidade das empresas na solução dos problemas se o Dnit não paga há dois meses seus contratos com as companhias responsáveis pela conservação das vias, Adailton Dias disse que a responsabilidade pelo pagamento é dos ministérios da Fazenda e do Planejamento e cabe ao Dnit zelar pela conservação das estradas.

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