• Cotidiano

    Friday, 03-May-2024 10:08:37 -03

    Chuva causa alagamentos, afeta trens e deixa trânsito acima da média em SP

    DE SÃO PAULO

    19/12/2014 16h21

    As fortes chuvas que atingem a região metropolitana de São Paulo provocam pontos de alagamentos, prejudicam a circulação de trens na linha 12-safira e deixam o trânsito acima da média na tarde desta sexta-feira (19). Por volta das 16h20, toda a cidade estava em estado de atenção.

    A chuva começou por volta das 14h em decorrência do calor e da alta umidade do ar, e provocou precipitações fortes em todas as regiões. Segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergência), às 16h20, ainda havia chuva moderada ou forte no Butantã, Pinheiros, Vila Mariana, Campo Limpo e Santo Amaro.

    Também havia no horário oito pontos de alagamento ativos, sendo dois deles intransitáveis (veja abaixo). Apesar disso, o CGE afirmou que não houve registro de chuva significativa nos reservatórios Cantareira e Alto Tietê, que estão em situação considerada crítica. O volume dos dois chegou a 6,7% e 10,4%, respectivamente, nesta sexta.

    A chuva também provocou um ponto de alagamento na linha 12-safira da CPTM, próximo à estação Jardim Helena. Segundo a companhia, a circulação de trens não precisou ser interrompida, mas as composição estão tendo que reduzir a velocidade, o que afeta toda a linha. Os aeroportos não registraram alterações por conta do temporal.

    O trânsito também foi afetado pela chuva e pelos pontos de alagamento. Por volta das 16h20, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) registrava 178 km de vias congestionadas, o que corresponde a 20,5% dos 868 km de vias monitoradas –a média do horário é de 12,9%.

    A pior via no horário era a marginal Tietê, com 17,5 km de filas na pista local, sentido Ayrton Senna. A retenção estava entre as rodovias Castello e Dutra. Já na pista expressa, havia mais 15,3 km de lentidão, entre a Castello e a ponte da Vila Guilherme, também no sentido Ayrton Senna.

    Na marginal Pinheiros, a CET registrava 10,3 km de lentidão, nas pistas expressa e local, no sentido Castello, desde a ponte Nova do Morumbi até a ponte do Jaguaré.

    Segundo a CGE, os próximos dias devem continuar a ter tempo típico de verão, que começa oficialmente no dia 21 de dezembro. O tempo segue abafado e esperam-se chuvas na forma de pancadas, principalmente entre o final das tardes e o início das noites. No sábado (20), as temperaturas devem variar dos 20ºC aos 31ºC.

    Leandro Machado/Folhapress
    Trânsito para por conta de alagamentos na região de Guaianases, na zona leste de São Paulo
    Trânsito para por conta de alagamentos na região de Guaianases, na zona leste de São Paulo

    Veja onde estão os alagamentos:

    Intransitáveis
    - rua Giuseppe Marino, altura da rua Paulo Lorenzani, sentido único;
    - avenida Educador Paulo Freire, altura da ponte DR. Miguel Arraes, sentido bairro;

    Transitáveis
    - rua Alvarenga, altura da av. Afrânio Peixoto, sentido bairro;
    - rua Alvarenga, altura da rua Reação, sentido único;
    - avenida Kenkiti, altura da avenida Jaguaré, sentido único;
    - avenida Airton Pretini, altura do viaduto Eng. Alberto Badra, sentido centro;
    - marginal Tietê, altura da ponte Pres. Jânio Quadros, pista local, sentido Ayrton Senna;
    - marginal Pinheiros, altura da rua Jaime de Oliveira Souza, pista local, sentido Interlagos.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024