• Cotidiano

    Sunday, 16-Jun-2024 10:32:01 -03

    Rio de Janeiro

    Mini-UPP é inaugurada em bairro de alta renda no Rio de Janeiro

    BRUNA FANTI
    DO RIO

    02/01/2015 14h35

    O governador do Rio, Luiz Fernando Pezão (PMDB), inaugurou, nesta sexta-feira (2), a primeira companhia destacada do projeto de segurança público do Estado, uma espécie de mini-UPP (Unidade de Polícia Pacificadora).

    O posto foi instalado no Itanhangá, zona oeste do Rio. O bairro, considerado de área nobre, tem casas avaliadas entre R$ 2 milhões e R$ 10 milhões. A região, no entanto, é rodeada de comunidades em processo de pacificação, onde o tráfico continua a atuar.

    "Esse é mais um compromisso do governo do Estado com a população. Em visita aos moradores daqui, disse que iria dar atenção para a criminalidade crescente, e hoje cumpro a promessa", afirmou Pezão.

    Desde o segundo semestre de 2014, policiais do 31º BPM (Recreio dos Bandeirantes), responsáveis pelo policiamento no bairro, realizam operações para prender criminosos que migraram de áreas onde há UPPs para favelas do Itanhangá, como o morro do Banco.

    Em outubro passado, 24 homens que seriam do tráfico foram presos na região, de acordo com o comandante da companhia, tenente Anderson Colombo, que já foi ameaçado de morte pelos criminosos.

    Com isso, moradores pediram ao governador uma companhia destacada no local, para aumentar o policiamento. A estimativa da Polícia Militar é que 80 mil moradores, de cinco regiões diferentes, sejam beneficiados pelo policiamento.

    "Agora com a companhia vamos poder fazer um patrulhamento melhor. Faz parte desse novo projeto de segurança a montagem de mais companhias destacadas. Em breve teremos mais uma inauguração, mas não podemos divulgar onde será", disse José Mariano Beltrame, secretário de Segurança Pública do Estado.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024