• Cotidiano

    Saturday, 18-May-2024 02:24:56 -03

    Condomínios no litoral de São Paulo relatam falta de água

    LÍGIA MESQUITA
    DE ENVIADA ESPECIAL A GUARUJÁ

    04/01/2015 02h00

    O zelador Jaílson Santos, 44, anda desde o Natal com mais duas chaves no bolso: as que abrem as portas das duchas do condomínio Gaivotas.

    Há 14 anos no edifício de 61 apartamentos em frente à praia de Pitangueiras, em Guarujá (SP), é a primeira vez que ele tem de impedir o acesso dos condôminos aos dois chuveirões na área externa.

    "O pessoal saía da praia toda hora para vir aqui tomar uma chuveirada e voltava. Tive que trancar as portas senão a água acabava", diz, antes de levar a Folha a duas das três caixas-d'água do condomínio que estão com o nível três vezes abaixo do normal.

    Desde o dia 30, diz Santos, a água da rua só chega à noite, após as 22h, o que diminui muito a pressão nas torneiras. "Se o pessoal não for embora neste domingo (4), as torneiras vão ficar secas", avisa.

    Outros edifícios na mesma via também enfrentam o problema da falta da pressão da água ou de abastecimento durante um período do dia.

    No Biarritz, o morador que vai tirar a areia nos lava-pés encontra um fiapinho de água. "Tive que reduzir a pressão para o pessoal gastar menos água e tirei a ducha", revela Gilson Botelho, há dez anos zelador do local. "A água só chega à noite."

    Na praia da Enseada, outros condomínios tiveram que cortar a ducha pós-praia.

    "Não é nada agradável não poder se limpar antes de subir, mas o que vamos fazer?", diz a esteticista Tania Giro, 52, de São Paulo.

    CONDOMÍNIO DO NEYMAR

    Moradores do condomínio Acapulco, onde Neymar tem casa, na praia de Pernambuco, também relatam a diminuição do abastecimento.

    "A água que vem da rua sai pouquinha de manhã e depois para. Se eu não tivesse reservatório e caixa d'água própria não daria para tomar banho", diz a comerciante paulistana Flavia Davanzo, 42, que tem casa no local.

    Procurada, a Sabesp solicitou à Folha os endereços para realizar vistoria técnica, "uma vez que não há nenhuma ocorrência afetando o abastecimento destas localidades". Diz que, "em atenção aos moradores e turistas", técnicos irão "realizar inspeção de cada caso".

    Anderson Prado/Folhapress
    Síndico de condomínio em Guarujá, Jailson Santos está preocupado com falta de água
    Síndico de condomínio em Guarujá, Jailson Santos está preocupado com falta de água
    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024