• Cotidiano

    Saturday, 04-May-2024 11:02:20 -03

    CET interdita parcialmente rua Amaral Gurgel para obras de ciclovia

    DE SÃO PAULO

    06/01/2015 08h58

    A faixa da esquerda da rua Amaral Gurgel, em ambos os sentidos, foi interditada pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) para a construção de uma ciclovia embaixo do Minhocão, na região central de São Paulo.

    A interdição começou por volta das 23h desta segunda-feira (5) entre a rua Major Sertório e o largo do Arouche. Segundo a companhia, a obra deve durar em torno de 180 dias.

    O projeto prevê o alargamento do canteiro central sob o Minhocão e o estreitamento nas faixas de rolamento de carros e ônibus. Ao lado das vigas que sustentam o Minhocão, o espaço de 50 cm será alargado para 1,5 m, o que provocará um estreitamento das faixas de tráfego motorizado.

    A nova pista para bicicletas será feita no canteiro central da rua Amaral Gurgel e das avenidas São João e General Olímpio da Silveira. A ciclovia também terá que "desviar" das paradas do corredor de ônibus Pirituba-Lapa-Centro.

    De acordo com a CET, a ciclovia terá 5 km de extensão e vai conectar a praça Roosevelt ao Memorial da América Latina, passando por terminal de ônibus, corredor e estações do metrô.

    A região já é bem servida de infraestrutura cicloviária –a nova ciclovia vai cruzar duas pistas existentes (nas ruas Albuquerque Lins e Sebastião Pereira) e há rotas paralelas na alameda Barros e rua Barra Funda.

    Segundo o secretário dos Transportes, Jilmar Tatto, a ciclovia faz parte de um projeto de revitalização da área. Além da pista, haverá a instalação de jardins e projeto de iluminação por LED que vai funcionar de noite e de dia.

    Editoria de Arte/Folhapress

    CICLOVIA NA PAULISTA

    No mesmo dia foram iniciadas as obras na ciclovia da avenida Paulista, na região central de São Paulo. Nesse primeiro momento, o bloqueio está em uma das faixas da avenida entre a rua Augusta e a alameda Casa Branca, nos dois sentidos.

    A CET também informou que a ciclofaixa de lazer, que é operacionalizada aos domingos e feriados nacionais, não será montada no trecho entre a alameda Casa Branca e a rua da Consolação por conta da obra.

    A ciclovia da avenida Paulista terá 4 km de extensão e fará a conexão com 11 ciclovias, ligando as regiões do centro, do Pacaembu, do Ibirapuera e da Vila Mariana. O projeto prevê o alargamento do canteiro central da avenida em cerca de 25 cm de cada lado para instalação da ciclovia.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024