• Cotidiano

    Saturday, 28-Sep-2024 17:41:52 -03

    Rio de Janeiro

    Empresa será multada por colisão entre dois trens que feriu 229 no Rio

    DIANA BRITO
    DO RIO

    07/01/2015 02h00

    A Supervia (concessionária do transporte ferroviário do Rio) será multada após um acidente com dois trens deixar 229 feridos, a maioria sem gravidade, na noite de segunda (5), em Mesquita, na Baixada Fluminense.

    Segundo o secretário estadual de Transportes, Carlos Roberto Osório, também será montado um plano para evitar outros acidentes.

    As causas da colisão ainda são investigadas pela Polícia Civil e pela Agetransp (agência reguladora do transporte público no Rio).

    O delegado responsável pela investigação, Matheus Lopes, disse que trabalha com três hipóteses de falha: da composição, do maquinista ou do coordenador do Centro de Comando e Controle.

    Douglas Viana/Futura Press/Folhapress
    Batida entre dois trens deixa cerca de 40 feridos na Baixada Fluminense
    Batida entre dois trens deixa pelo menos 229 feridos na Baixada Fluminense

    De acordo com a Supervia, um trem que seguia da Central do Brasil, no centro do Rio, rumo a Japeri, na Baixada, bateu na traseira de outro, que estava parado, realizando o embarque e desembarque de passageiros.

    Segundos antes do acidente, o maquinista, que não teve o nome divulgado, percebeu que a composição não iria parar a tempo e se jogou pela porta da composição na linha férrea para se salvar.

    Segundo o delegado, naquele momento o trem estava a 20 km/h.

    Nesta terça, pelo menos 120 passageiros foram ouvidos na delegacia, além de um fiscal da Supervia e do maquinista Carlos Henrique da Silva França, do trem que estava parado.

    Os funcionários disseram à polícia que a sinalização da linha férrea funcionava normalmente. Uma perícia complementar foi realizada na tarde de ontem (6/1) para observar detalhes do equipamento à luz do dia.

    O delegado afirmou que abriu dois inquéritos -um por lesão corporal decorrente de acidente ferroviário e outro por furto.

    Alguns passageiros denunciaram que seus pertences, como por exemplo celulares, bolsas e carteiras, foram furtados na hora do acidente com os dois trens.

    De acordo com a Agetransp, desde 1998, a Supervia já foi multada em cerca de R$ 7 milhões.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024