• Cotidiano

    Tuesday, 07-May-2024 10:59:40 -03

    Chuva forte para trens, fecha aeroportos e causa alagamentos em SP

    DE SÃO PAULO

    07/01/2015 18h59

    A forte chuva que atinge a região metropolitana de São Paulo provocou o alagamentos, afetou os aeroportos e parou os trens entre a tarde e a noite desta quarta-feira (7). O córrego Tiquatira também transbordou, o que fez com a região da Penha entrasse em estado de alerta.

    A chuva começou por volta das 16h30 e colocou toda a capital paulista em estado de atenção para alagamentos. Por volta das 18h40, continuavam em atenção as zonas leste, norte e a marginal Tietê. A chuva mais intensa estava na zona leste, principalmente nos bairros Aricanduva/Formosa, Itaquera, Guaianases, Cidade Tiradentes e São Mateus.

    A chuva provocou queda de granizo nos aeroportos de Congonhas (zona sul) e Cumbica, em Guarulhos (na Grande SP). O primeiro chegou a fechar entre as 16h55 até as 17h08, enquanto o segundo teve que interromper os pousos entre as 17h24 e as 18h22, fazendo com que nove voos fossem alternados para o Rio e para o interior do Estado.

    Na linha 12-safira da CPTM parte de uma passarela que serve para a população atravessar a linha férrea caiu sobre os trilhos, interrompendo a circulação de trens entre as estações Brás e Comendador Ermelino. O restante da linha trem tráfego prejudicado por conta do problema.

    Luiz Guarnieri/Brazil Photo Press/Folhapress
    Alagamento interdita trecho da Radial Leste na altura do viaduto Guadalajara, no Belém, em São Paulo
    Alagamento interdita trecho da Radial Leste na altura do viaduto Guadalajara, no Belém, em São Paulo

    Além do transbordamento do córrego Tiquatira, que deixava ao menos um carro ilhado, o CGE apontava um outro ponto de alagamento intransitável na rua Carolina Fonseca, na altura da avenida Pires do Rio, sentido centro.

    O trânsito da cidade também ficou prejudicado pela chuva, chegando a 180 km de congestionamento por volta das 17h, o que corresponde a 20,8% dos 868 km de vias monitoradas –a média do horário é de 19,3%. A pior via era a marginal Tietê, com 14 km de filas nas pistas local e expressa, a partir da ponte Júlio de Mesquita Neto, no sentido Ayrton Senna.

    A chuva foi provocada pelo calor, associado a grande concentração de umidade do ar. Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), as temperaturas chegaram a 33,7°C no mirante de Santana (zona norte). Apesar dos dados oficiais serem do instituto, o CGE chegou a registrar 36,4°C no Tremembé (zona norte), 34,6ºC na Capela do Socorro (zona sul) e 34,4°C no Butantã (zona oeste).

    Os próximos dias devem continuar ensolarados, com calor e pancadas de chuva típicas de verão no final das tardes. A quinta-feira (8) tem previsão de temperaturas entre os 20°C e os 33°C.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024