• Cotidiano

    Tuesday, 21-May-2024 20:50:45 -03

    Chuva fecha terminal de ônibus, afeta aeroporto e prejudica os trens em SP

    DE SÃO PAULO

    08/01/2015 19h16

    A chuva voltou a provocar estragos na capital paulista na noite desta quinta-feira (8). Por volta das 19h50, a cidade ainda registrava diversos pontos de alagamento, o terminal de ônibus Bandeira estava fechado e a linha 10-turquesa da CPTM apresentava restrição.

    Parte do teto de um hangar do aeroporto de Congonhas (zona sul) também caiu com o temporal. Segundo a assessoria da Infraero, o hangar seria da empresa Target. Ninguém ficou ferido, mas algumas aeronaves tiveram danos.

    Apesar disso, o aeroporto funcionava normalmente por volta das 19h50. Mais cedo, no entanto, ele chegou a fechar, entre as 18h33 e às 18h55, por conta do temporal. O aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (Grande SP), não teve registro de problemas e operava normalmente por volta das 19h10.

    O temporal começou por volta das 18h, colocando em atenção as zonas norte e leste, além da marginal Tietê. Minutos depois, porém, o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergência), da prefeitura, estendeu o decreto para o resto da cidade, sendo encerrado às 19h50.

    Alagado, o terminal Bandeira, na região central da cidade, fechou por volta das 18h40. Segundo a SPTrans, os ônibus ainda não conseguiam entrar no local às 19h10 e, por isso, estavam usando como ponto final a rua Santo Antonio, que fica ao lado.

    Segundo a CET, por volta das 20h30 havia 31 semáforos apagados por falta de energia elétrica e 28 ocorrências de árvores caídas na cidade.

    Leonardo Tadeu/Leitor
    Alagamento na avenida Faria Lima, na zona oeste de São Paulo
    Alagamento na avenida Faria Lima, na zona oeste de São Paulo

    Já na linha 10-turquesa da CPTM, um raio caiu na rede aérea de energia, interrompendo as operações em uma das vias entre as estações Brás e Tamanduateí. Com isso, os trens tinham que alternar a passagem pelo local por volta das 19h10, o que fazia com que toda a linha operasse com velocidade reduzida e maior tempo de parada.

    Na quarta (7), parte de uma passarela de pedestres caiu sobre os trilhos da linha 12-safira durante um outro temporal, o que interrompeu as operações até a madrugada desta quinta. Passageiros chegaram a depredar catracas e incendiar uma cabine de operações em duas estações. O prejuízo chegou a R$ 650 mil, segundo a CPTM.

    Os temporais desta quinta aconteceram após mais uma tarde de calor e temperaturas elevadas. Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), as temperaturas chegaram a 32,3°C no mirante de Santana (zona norte).

    Apesar dos dados oficiais serem do instituto, o CGE, da prefeitura, chegou a registrar 35,9°C no Tremembé (zona norte), 34,8°C no Butantã (zona oeste) e Itaquera (33,7°).

    Houve registro de granizo nas regiões do Morumbi e da Consolação, e os ventos chegaram a atingir 85 km/h no aeroporto de Congonhas.

    A sexta (9) e o sábado (10) serão ensolarados e com temperaturas bastante elevadas. No final das tardes e no início das noites, o forte aquecimento combinado ao aumento da umidade do ar devido à entrada do vento marítimo, facilita a formação de nuvens carregadas que causam chuva na forma de pancadas. Temperaturas podem chegar aos 35ºC.

    Veja onde estão os pontos de alagamento

    Transitáveis
    - avenida Cruzeiro do Sul, altura do número 2.010, sentido Santana;
    - av. Magalhães de Castro, altura da praça, Dep. Afranio de Oliveira, sentido único;
    - av. dos Bandeirantes, altura da praça Carananduba, sentido Imigrantes;
    - túnel Pres. Janio Quadros, altura do número 1.721, sentido bairro;
    - av. Brigadeiro Faria Lima, altura da r. Leopoldo Couto Magalhães Jr., sentido Itaim/Pinheiros.

    Intransitáveis

    - avenida Cruzeiro do Sul, altura do número 400, sentido Santana;
    - avenida Nove de Julho, altura da praça da Bandeira, sentido bairro;
    - av. dos Tajuras, altura do número 125, sentido centro;
    - marginal Pinheiros, altura da ponte Eusébio Matoso, pista expressa, sentido Castello;
    - marginal Pinheiros, altura da ponte Eusébio Matoso, pista expressa, sentido Castello;
    - av. Celso Garcia, altura da r. Dr. Ricardo Gonçalves, ambos os sentidos.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024