• Cotidiano

    Saturday, 18-May-2024 09:11:25 -03

    No litoral norte de SP, 'make de praia' vira item essencial

    THAIS BILENKY
    ENVIADA A SÃO SEBASTIÃO (SP)

    11/01/2015 02h00

    Entre um mergulho e outro, uma retocada na base, um reforço no batom. Até uma pincelada de blush pode salvar o bronzeado em dias chuvosos no litoral norte de São Paulo.

    Iluminador, base, rímel e batom. Em versões adaptadas às areias, esses produtos têm acompanhado paulistanas na praia neste verão. Marcas de cosméticos importadas e nacionais lançaram itens de maquiagem com proteção solar mais forte, resistência à água e tons discretos.

    Como resultado, mulheres mais vaidosas agora levam o estojo (quase) completo na bolsa e sacam ali mesmo, na praia, pincéis e espelhos para dar um ar "saudável", como definem, na aparência.

    Avener Prado/Folhapress
    A empresária Simone Brandão, 47, aplica maquiagem com protetor solar na praia Juquehy, em SP
    A empresária Simone Brandão, 47, aplica maquiagem com protetor solar na praia Juquehy, em SP

    "Eu sei que é meio brega, tipo 'coisa de paulista', mas eu fico muito melhor [com maquiagem]", diz a psicóloga Débora Prata, 52. Sua filha Eliza, 21, também usa base para ir à praia da Baleia, em São Sebastião (SP), onde a família tem casa. "Me sinto melhor."

    "Todo mundo fala nesse negócio de natureba, de não passar nada para ir para a praia, mas eu gosto dos meus cílios grandes. Não saio de casa sem rímel", conta a estudante Bruna Andrade, 14.

    "Sou muito fã de rímel. Abre o olhar, faz diferença", diz a estudante Isabela Burgi, 20, que não dispensa o item nas areias de Maresias.

    Sua amiga Karollinie Assad, 20, estilista, começa a temporada com mais maquiagem e, conforme se bronzeia, dispensa alguns produtos.

    Para Karollinie, as marcas de cosméticos têm acertado ao lançar linhas para a praia. "Antes, a base derretia no rosto. O rímel à prova d'água deixava os cílios duros, não dava para tirar à noite", critica.

    A empresária Simone Brandão, 47, que tem casa em Juquehy, "não pode se ver" de cara lavada, diz. Ela conta que compensa a diferença de tom da pele do rosto, mais clara, e do corpo, mais bronzeado, com blush. Além disso, passa rímel, base e um produto que hidrata e ilumina o rosto.

    O cuidado com a estética faz com que as mulheres sacrifiquem outras atividades praianas. Simone, por exemplo, recusou o convite de uma amiga para jogar "beach tênis" para ir ao salão de beleza, onde fez a mão e o pé e um tratamento com chapinha para tirar o "frizz" do cabelo.

    Já a professora Gabriela Silva, 31, deixa de mergulhar por conta do sal da água do mar. "Faço luzes, o cabelo quebra muito", justifica.

    Além de creme para os fios, Gabriela retoca o batom o tempo todo e passa rímel resistente à água e blush antes de sair de casa, "para dar uma coradinha, uma cara de saúde".

    Mesmo na praia e de biquíni, a estudante Luiza Schiavon, 16, usa maquiagem para se sentir "mais confiante". Ficar sem maquiagem, diz, "é como estar sem roupa".

    A maquiadora Rita Fraga diz que é preciso moderação. "Pele tem que ter cara de saudável. Sempre, em qualquer lugar. Não pode exagerar." Ela recomenda tons discretos. Nos lábios, batons avermelhados ou alaranjados. Rímel, opina, apenas o incolor.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024