• Cotidiano

    Thursday, 02-May-2024 09:03:08 -03

    Cybelles Eugênia dos Passos Ramos (1919-2014) - A professora semeou a paixão pela matemática

    DE SÃO PAULO

    22/01/2015 00h01

    Cybelles Eugênia dos Passos Ramos era uma professora que "semeava a paixão pela matemática". "É como andar de bicicleta: uma vez que se aprende, fica para sempre na memória", diziam as alunas mais próximas.

    Por 24 anos, Cybelles lecionou no Instituto de Educação Beatíssima Virgem Maria, no Brooklin, zona sul de São Paulo. Preparava as estudantes para os concursos de matemática mais famosos da época e sempre voltava orgulhosa das excelentes pontuações de suas turmas.

    Por sua dedicação, ficou famosa no bairro, motivo de orgulho da entidade religiosa que administrava o colégio.

    Mesmo trabalhando, criou os nove filhos. Muitas vezes teve de levar para a escola os dois menores —enquanto amamentava o mais novo, trocava fraldas do outro.

    Aos finais de semana, costumava ir com o marido, Mario, para o sítio da família em Atibaia (SP). Não bastasse ter de cuidar das crianças, ela ainda convidada amigos dos pequenos para irem junto.

    Cybelles também era muito religiosa e, por isso, optou por custear a educação de vários jovens seminaristas.

    Em 1988, publicou o livro "Fragmentos". "O amor verdadeiro entra em nossa vida e segue conosco de mansinho, e só no fim do caminho, olhando para trás percebemos que ele esteve conosco o tempo todo, e tornou nossa vida um encanto", escreveu.

    Morreu no dia 20 de dezembro, aos 95, de problemas de saúde causados pela idade. Viúva, deixa sete filhos, 21 netos e sete bisnetos.

    A missa de 30º dia será neste sábado (24), às 15h, na paróquia Santo Ivo, no largo da Batalha, Jardim Luzitânia.

    coluna.obituario@uol.com.br

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024