• Cotidiano

    Saturday, 18-May-2024 05:15:15 -03

    Sem-teto fazem passeatas contra o aumento das passagens na Grande SP

    DE SÃO PAULO

    22/01/2015 19h06

    Grupos de sem-teto fizeram na noite desta quinta-feira (22) seis passeatas simultâneas pela região metropolitana de São Paulo. De acordo com o MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem-teto), que organizou os atos, os protestos são contra o aumento das passagens de ônibus, metrô e trem.

    Os grupos saíram de áreas periféricas e seguiram em passeata em direção a terminais de ônibus e estações de trem. Os atos provocaram algumas interdições, mas não houve qualquer registro de tumulto. No balanço do momento, quase 10 mil pessoas se mobilizaram nas seis passeatas.

    Um dos atos ocorreu na região de Itaquera, terminando no terminal de ônibus da estação Itaquera do metrô. Segundo a PM, cerca de 500 pessoas participaram do ato, o movimento, no entanto, aponta que o número chegou a 1.500 e que fechou a Radial Leste. Apesar disso, não houve registro de confusão.

    Dário Oliveira/Código19/Folhapress
    Grupo de sem-teto faz passeata até o terminal João Dias contra o aumento das tarifas em São Paulo
    Grupo de sem-teto faz passeata até o terminal João Dias contra o aumento das tarifas em São Paulo

    Cerca de 400 pessoas, segundo a PM, também fecharam totalmente a pista sentido centro da estrada do M'Boi Mirim. O grupo saiu da ocupação Vila Nova Palestina e seguiu até o terminal Jardim Ângela, de onde dispersou. O movimento apontou em torno de 800 pessoas neste ato.

    A avenida das Belezas também foi bloqueada mais cedo por conta de outro protesto, que reuniu em torno de 300 pessoas, segundo estimativa da PM. Um dos coordenadores do movimento, porém, afirmou que houve em torno de 2.000 pessoas no local. O grupo saiu do metrô Vila das Belezas e caminhou até o terminal João Dias.

    A PM registrou ainda outros dois grupos em passeata em Santo André (Grande SP). Os manifestantes iniciaram o ato juntos, mas se dividiram, seguindo cerca de cem pessoas pela Luís Pinto Flaquer e outros 100 na Monte Cosseros. Segundo o MTST, o ato reuniu 350 pessoas, que caminharam até a estação de trem Santo André.

    Já em Carapicuíba (Grande SP), a PM registrou uma passeata com cerca de 350 pessoas do centro da cidade até a estação Carapicuíba da CPTM. Na contagem do movimento, cerca de 1.500 pessoas participaram da passeata.

    Em Taboão da Serra houve um outro ato, que, segundo o MTST, reuniu cerca de 1.200 pessoas. O grupo saiu da praça Nicola Vivilechio e seguiu até o Terminal Campo Limpo.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024