• Cotidiano

    Sunday, 19-May-2024 00:14:37 -03

    Itália Giampa Scheibel (1915-2015) - A professora que alfabetizou Pederneiras

    ANDRESSA TAFFAREL
    DE SÃO PAULO

    24/01/2015 00h01

    Há quem diga que Itália Giampa Scheibel alfabetizou a paulista Pederneiras quase inteira. Houve época em que, se dependesse dos pais, ela teria uma sala com cem alunos. Todos queriam que a simpática e alegre professora educasse suas crianças.

    Itália cursou o normal em São Carlos, onde nasceu. Como não queria saber de deixar o diploma pendurado na parede, lecionou em outros lugares do Estado de São Paulo antes de se mudar, em 1950, para a cidade em que passaria quase toda a vida.

    Sem conhecer ninguém em Pederneiras, instalou-se em um hotel –seu quarto foi mobiliado pelo pai, que não queria que ela vivesse em um lugar tão informal. Lá, conheceu o também "forasteiro" Gilberto, com quem se casaria no ano seguinte.

    Os três filhos, Lavínia, Gilberto e Júlio, aprenderam as primeiras letras com dona Itália, a exemplo das outras crianças da cidade. Porém, nem se acertassem todo o exercício ela lhes dava dez.

    Depois da aposentadoria e da morte do marido, há cerca de 30 anos, descobriu o prazer de viajar, principalmente para o país de seus pais –e que lhe rendeu tal nome.

    Às vezes, quando Lavínia a convidava para visitar um dos irmãos, dava como resposta: "Prefiro ir para Roma".

    Não escapava de receber parabéns pelo Dia do Professor nem quando estava viajando. Algumas eternas alunas davam um jeito de encontrá-la até em outro continente.

    Morreu na quarta (21), de infecção generalizada, a menos de três meses de completar cem anos. Deixa os filhos, quatro netos e dois bisnetos.

    coluna.obituario@uol.com.br

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024