• Cotidiano

    Sunday, 05-May-2024 15:52:58 -03
    Crise da água

    Chuva eleva nível de rios de Campinas; restrição de captação é descartada

    VENCESLAU BORLINA FILHO
    DE CAMPINAS

    26/01/2015 13h28

    As chuvas que atingiram a região de Campinas no final de semana aumentaram a vazão dos rios e impediram a restrição na captação para abastecimento público nesta segunda-feira (26).

    Na semana passada, a ANA (Agência Nacional de Águas) e o Daee (Departamento de Águas e Energia Elétrica) anunciaram regras para limitar a captação.

    Caso atinjam o "nível de restrição", os rios terão a captação reduzida em 20% para consumo humano e 30% para uso das indústrias e agricultura. No caso, por exemplo, da bacia do Baixo Atibaia, o "nível de restrição" se dá quando o volume for menor do que 3.500 litros por segundo. Nesta segunda, porém, foram 7.670 litros por segundo.

    Luiz Carlos Murauskas/Folhapress
    Vista do rio Atibaia, um dos que compõem o sistema PCJ (Piracicaba, Capivari e Jundiaí)
    Vista do rio Atibaia, um dos que compõem o sistema PCJ (Piracicaba, Capivari e Jundiaí)

    No Baixo Atibaia, está localizada a captação de água para abastecimento de Campinas, terceira cidade do Estado, com 1,154 milhão de habitantes. A Sanasa (empresa de água e esgoto) tem autorização para captar, no máximo, 4.100 litros por segundo. Com a restrição, cairia para 3.280.

    A direção da empresa informou, porém, que consegue manter o abastecimento para a população captando até 2.500 litros por segundo, desde que haja economia.

    A medição acontece em outras quatro bacias ao longo dos rios Jaguari, Atibaia e Camanducaia, na região das bacias dos rios PCJ (Piracicaba, Capivari e Jundiaí): Alto Atibaia, Camanducaia, Jaguari e Montante Cantareira. Ao todo, são 42 municípios, sendo quatro no Estado de Minas Gerais. A próxima medição será feita na quinta-feira (29).

    De acordo com o Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) da Unicamp, a chuva acumulada nas últimas 72 horas na região de Campinas foi de 47,4 milímetros. Só nas últimas 24 horas (até as 8h desta segunda), choveu 17,7 milímetros na região.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024