• Cotidiano

    Friday, 03-May-2024 22:50:30 -03

    Maior aeroporto do Brasil, Guarulhos é 2° mais mal avaliado por passageiros

    DIMMI AMORA
    DE BRASÍLIA

    29/01/2015 11h26

    O aeroporto internacional de Guarulhos (SP), o maior do país, foi o segundo mais mal avaliado pelos passageiros no último trimestre de 2014. É o que aponta o resultado da pesquisa de satisfação de passageiro feita pela SAC (Secretaria de Aviação Civil) do governo federal, divulgada nesta quinta-feira (29). Confira lista completa abaixo.

    O aeroporto foi concedido em 2012 e é administrado pela Invepar, empresa que pertence a fundos de pensão e à Construtora OAS. Numa nota de 1 a 5, onde 1 é pior, a unidade recebeu uma nota de 3,73. A pesquisa avalia os 15 maiores aeroportos do país e ouviu cerca de 13 mil passageiros.

    A avaliação de Guarulhos só é melhor que a do aeroporto de Cuiabá (MT), administrado pela estatal Infraero e que ainda estava em obras no ano passado.

    O ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha, disse que o objetivo é elevar a nota dos aeroportos para acima de quatro. Segundo ele, no caso de Guarulhos, o importante é que a nota é a melhor nota que o próprio aeroporto recebeu nas últimas cinco pesquisas realizadas pela SAC, sendo que a pior nota tinha sido 3,29 no último trimestre de 2013. "O brasileiro está percebendo que o serviço prestado está melhorando", afirmou Padilha.

    Guarulhos foi concedido pelo governo para que fosse possível realizar a obra de ampliação dos terminal de passageiros a tempo para a Copa de 2014. O governo justificava que as obras eram responsáveis pelas baixas avaliações de passageiros em relação ao aeroporto. A obra foi concluída a tempo do evento mas, ainda assim, a maior unidade do país, por onde passam mais de 35 milhões de passageiros ao ano, continua recebendo baixas avaliações dos passageiros.

    O ministro também lembrou que o novo terminal, mais moderno, é usado para voos internacionais. Como a maior parte dos passageiros da unidade usa voos domésticos, eles ainda estão utilizando as unidades mais antigas e que ainda vão ser modernizadas, o que pode estar impactando a nota de Guarulhos.

    A pesquisa também avalia indicadores de tempo médio dos passageiros para alguns serviços prestados pelo aeroporto. O de Guarulhos apresenta índices acima do tempo considerado internacionalmente adequado para praticamente todos os indicadores como tempo de restituição de bagagem, imigração entre outros.

    A aeroporto melhor avaliado foi o de Campinas (SP), também administrado pela iniciativa privada (empresas Triunfo/UTC). Os passageiros avaliaram o aeroporto com nota de 4,29. Foi a primeira vez que um aeroporto concedido alcançou o primeiro lugar nesse ranking que é feito desde 2013. O Aeroporto de Recife, da Infraero, ocupou o segundo lugar.

    A média das notas de todos os aeroportos vem evoluindo. De uma média de 3,81 em 2013, a média da avaliação dos passageiros para todos os passageiros subiu para 3,94. A pesquisa analisa 48 itens e os passageiros avaliaram que o pior dos aeroportos são os preços dos produtos, com nota próxima de 1, e o melhor é a limpeza das unidades, com nota próxima de 4,5.

    AVIAÇÃO REGIONAL

    O ministro Padilha voltou a dizer que a prioridade da pasta, determinada pela presidente Dilma Rousseff, será destravar as licitações para a ampliação e criação de cerca de 270 aeroportos regionais. Segundo ele, a maior trava ao processo, iniciado em 2013, atualmente são os problemas para obtenção de licenças ambientais.

    Segundo ele, o ministério pretende fazer as primeiras licitações este ano de cerca de 70 aeroportos em que as licenças já estão mais adiantadas. Quanto ao subsídio para a aviação regional, aprovado no fim do ano passado, o ministro afirmou que está trabalhando na regulamentação da lei para que os passageiros e empresas possam ser beneficiados.

    Veja a lista dos aeroportos avaliados e suas notas, quanto mais perto de 5, mais bem avaliado

    Aeroporto de Campinas - 4,29
    Aeroporto de Recife - 4,28
    Aeroporto de Curitiba - 4,27
    Aeroporto de Santos Dumont (RJ) - 4,19
    Aeroporto de Porto Alegre - 4,16
    Aeroporto de Fortaleza - 4,11
    Aeroporto de Congonhas - 4,06
    Aeroporto de Brasília - 4,03
    Aeroporto de Natal - 3,86
    Aeroporto de Confins - 3,81
    Aeroporto de Manaus - 3,78
    Aeroporto de Salvador - 3,78
    Aeroporto de Galeão - 3,77
    Aeroporto de Guarulhos - 3,73
    Aeroporto de Cuiabá - 3,48

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024