• Cotidiano

    Tuesday, 30-Apr-2024 14:04:56 -03

    Com pouca adesão, Passe Livre faz novas passeatas contra a tarifa em SP

    DE SÃO PAULO

    03/02/2015 19h13

    Com um número de pessoas bem inferior ao de protestos anteriores, o MPL (Movimento Passe Livre) realizou na noite desta terça-feira (3) três passeatas contra o aumento das passagens de ônibus, metrô e trem na cidade de São Paulo.

    O ato com maior número de pessoas acontece na região de São Miguel Paulista (zona leste), reunindo em torno de cem pessoas, segundo estimativa da Polícia Militar. O grupo se reuniu na praça do Forró e seguiu em direção a estação Itaim Paulista da CPTM.

    Segundo Marcelo Hotimsky, do MPL, a adesão menor era esperada porque levar a luta pela tarifa zero à periferia ainda é uma ideia recente. Não é a primeira vez que o movimento faz atos nos extremos da cidade. "Mas não eram atos contra a tarifa, tinham pautas específicas, como a extensão do metrô, volta de linhas retiradas e melhorias nos transportes", disse ele.

    Com o clima tranquilo, comerciantes da região saíram nas calçadas para fotografar o ato. Nos protestos anteriores, comerciantes fechavam as portas com a passagem da manifestação.

    Outro protesto aconteceu, na noite desta terça-feira, na região de Pirituba (zona norte), e reuniu em torno de 40 pessoas, seguindo a PM. O ato saiu da estação Pirituba da CPTM e percorreu ruas da região.

    O terceiro ato aconteceu no Campo Limpo (zona sul). A Polícia Militar informou não ter informações do protesto, mas a prefeitura informou que a manifestação estava no interior do terminal por volta das 20h30.

    O MPL já marcou para a próxima sexta-feira (6) um novo protesto contra o aumento das tarifas. O ato deve começar no final tarde na frente da prefeitura, no viaduto do Chá, região central de São Paulo. Sem contar os protestos desta terça, a manifestação de sexta será o sétimo ato contra as tarifas desde o reajuste, ocorrido em 5 de janeiro.

    A maior parte dos protestos anteriores terminaram em confrontos, vandalismo e com pessoas detidas. O último ato, ocorrido na quinta (29), terminou com pichação no monumento às Bandeiras e duas pessoas detidas.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024