• Cotidiano

    Wednesday, 08-May-2024 16:37:08 -03

    PF faz operação contra quadrilha que viabilizava entrada ilegal nos EUA

    DE BRASÍLIA

    10/02/2015 11h26

    A Polícia Federal fez uma operação na manhã desta terça-feira (10) para desarticular uma quadrilha que atuava para facilitar a entrada de brasileiros em território americano ilegalmente.

    A ação ocorreu em oito cidades no Rio de Janeiro, Espírito Santo, em Minas Gerais, Rondônia e Goiás. Ao todo, foram expedido 54 mandados judiciais - seis de prisão preventiva, cinco de busca e apreensão e 43 conduções coercitivas (quando alguém é levado para prestar depoimento).

    Os criminosos ofereciam dois "pacotes" de translado, ambos pela fronteira mexicana. Cobrando até R$ 30 mil, os chamados "coiotes" conduziam os imigrantes em aviões, carros e ônibus.

    A versão mais barata saia por R$ 15 mil. Nesse caso, grande parte do trajeto era feito a pé, sendo necessário caminhar até quatro noites para chegar ao destino.

    A quadrilha também intermediava a aquisição de vistos de entrada nos Estados Unidos, utilizando documentação falsa.

    Para ludibriar as autoridades consulares americanas, eles apresentavam extratos bancários falsos, contracheques superfaturados, documentos de vínculos empregatícios inexistentes, assim como falsas ligações com universidades.

    Em alguns casos, a quadrilha fraudava documentos para atestar vínculos do pretenso imigrante com o Exército brasileiro.

    Os mandados ainda estão sendo cumpridos. Até o momento, não há informação de quantas pessoas foram presas.

    As autoridades americanas também estão em busca da localização dos integrantes da quadrilha. Os suspeitos que estiverem fora do Brasil serão incluídos na lista de procurados da Interpol. Se condenados, eles podem pegar até 24 anos de prisão.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024