• Cotidiano

    Saturday, 18-May-2024 01:02:20 -03

    Sem manutenção, principal ciclovia de Ribeirão Preto é ocupada pelo mato

    GABRIELA YAMADA
    DE RIBEIRÃO PRETO

    22/02/2015 02h00

    A mais extensa ciclovia de Ribeirão Preto, na Via Norte, está abandonada: sem manutenção nem poda, o mato alto toma conta do local, colocando em risco a segurança dos que utilizam o espaço.

    Considerada pela prefeita Dárcy Vera (PSD) uma das obras "que resolveram problemas históricos de Ribeirão", conforme divulgado pelo governo em 2013, a ciclovia é tida como um caminho inseguro por frequentadores.

    Em nota, a prefeitura disse que o mato está alto devido ao período de chuvas. No entanto, moradores que utilizam a ciclovia afirmam que o problema não se restringe apenas aos meses chuvosos.

    A reportagem da Folha percorreu a via exclusiva para bicicletas na manhã da última sexta-feira (20) e constatou que há trechos em que o mato chega a ocupar metade da pista.

    Inseguros, ciclistas acabam optando por pedalar na avenida. É o caso do pintor César Alessandro Correia, 27. "Minha irmã foi assaltada e levaram a bicicleta e o celular. O ladrão estava escondido atrás desse mato", conta Correia.

    Uma boa parte das pessoas que usa o trecho, de 5,3 km, são trabalhadores que utilizam a bicicleta como meio de transporte. Além da falta de manutenção, usuários reclamam da ausência de iluminação, o que aumenta a sensação de insegurança.

    "Aqui é um deserto à noite, é muito mais seguro trafegar pela avenida depois das 18h", afirmou o entregador Mauro Soares, 43.

    O advogado Adhemar Gomes Padrão, presidente da ABSV (Associação Brasileira para a Segurança Veicular), disse que há outras falhas técnicas graves.

    Segundo Padrão, a inexistência de uma barreira de proteção entre a ciclovia e a avenida expõe o ciclista ao risco de ser atropelado.

    Além disso, não foi construída uma passagem exclusiva para pedestres.

    "Um pedestre não pode caminhar numa ciclovia, mas nessa circunstância não há outra opção", afirmou.

    Para o advogado, a administração municipal é omissa e pode ser responsabilizada em caso de acidentes no local.

    A ciclovia liga bairros populosos da região norte de Ribeirão ao centro da cidade. No entanto, segundo o especialista, ainda não há um planejamento para que as bicicletas sejam de fato incorporadas como meio de transporte do cidadão.

    "A ciclovia liga o nada a lugar nenhum. Termina numa rotatória movimentada, principalmente em horários de pico", afirmou Padrão.

    OUTRO LADO

    Em nota, a Prefeitura de Ribeirão Preto afirma que as chuvas acentuaram o crescimento da vegetação.

    A gestão Dárcy Vera informa ainda que os serviços de roçada atendem todas as regiões da cidade, de acordo com um cronograma da Coordenadoria de Limpeza Urbana.

    Segundo a nota, a roçada na Via Norte está programa para a próxima semana.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024