• Cotidiano

    Monday, 06-May-2024 10:16:14 -03

    Rio Acre transborda e deixa ao menos 200 pessoas desabrigadas

    DA AGÊNCIA BRASIL

    23/02/2015 11h13

    As chuvas que caíram no Acre neste fim de semana fizeram o rio Acre –que corta todo o Estado– transbordar em diversos municípios.

    Em Brasileia, por exemplo, 800 famílias ribeirinhas foram afetadas pela enchente. Na cidade, que faz fronteira com a Bolívia, ao menos 200 pessoas estão desabrigadas.

    Brasileia está em situação de emergência. O governador do Acre, Tião Viana (PT), espera o aval da Defesa Civil nacional para decidir sobre o decreto de Estado de Calamidade.

    Viana ressaltou a necessidade de técnicos da Defesa Civil ir ao Estado para verificar a situação por que passam os acrianos. Segundo ele, é necessário "observar outros itens que [vão além] do que é a situação de emergência decretada", e avaliar se há necessidade de decretar a calamidade pública em Brasileia.

    Na capital, Rio Branco, o rio também transbordou, deixando a prefeitura em alerta. Um abrigo público foi montado no Parque de Exposições Marechal Castelo Branco, com capacidade para 160 famílias.

    Em Assis Brasil, cidade acriana na fronteira com o Peru, a cheia do Rio Acre atingiu 140 casas. Em Xapuri (a 175 km de Rio Branco), o rio ultrapassou a cota de transbordamento de 13,4 metros, chegando a quase 15 metros. Técnicos do Estado afirmam que há probabilidade de que o nível suba ainda mais.

    Pelo menos 60 famílias tiveram que deixar suas casas e estão alojadas em escolas e no ginásio poliesportivo da cidade de Xapuri.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024