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    Secretário diz que corredores de ônibus de SP serão entregues este ano

    ARTUR RODRIGUES
    GIBA BERGAMIM JR.
    DE SÃO PAULO

    24/02/2015 18h35

    O secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, promete entregar ao menos dois corredores exclusivos de ônibus neste ano.

    Em entrevista à "TV Folha", ele afirmou que os corredores da avenida Luís Carlos Berrini e Ponte Baixa (na zona sul) serão os primeiros a serem entregues, mas sem data específica.

    Porém, o próprio prefeito Fernando Haddad (PT) já admitiu à Folha que deverá "deslizar" para a gestão seguinte iniciativas anunciadas para conclusão até o fim do mandato. Entre elas, 150 km de corredores de ônibus, que deverão atrasar.

    "Os nossos corredores vão ficar prontos antes do monotrilho da zona leste", disse. Construído pelo governo estadual, o monotrilho que levará à Cidade Tiradentes está atrasado.

    A última previsão da gestão tucana era entregar as estações em 2015, mas só deve ficar pronto em 2016. Isso porque foi descoberto um erro de projeto, que não previa a existência de galerias pluviais ali, o que inviabilizou a obra.

    Hoje a linha funciona em fase de testes apenas no trecho de menos de 3 km entre as estações Vila Prudente e Oratório.

    O secretário também falou sobre os gastos com ciclovias, argumentando que elas custaram em média R$ 180 mil por km. Opositores na Câmara criticam esses gastos e dizem que eles viraram uma espécie de caixa preta –estimam gastos da ordem de R$ 650 mil por km.

    Tatto contesta a informação, dizendo que a conta da oposição inclui obras que não são somente de ciclovias, mas, por exemplo, aterramento de fios, reconstrução de calçadas e instalação de cabos de fibra ótica juntamente às faixas de bicicleta. Ele se refere às ciclovias da avenida Paulista e da avenida Faria Lima.

    O secretário ironizou. "Então, a ciclovia [que existe] debaixo do monotrilho custou US$ 250 milhões de dólares".

    LICITAÇÃO DOS TRANSPORTES

    A concorrência que irá definir as empresas que irão operar os ônibus que circulam pela cidade, que terminará em julho, prevê uma alteração na maneira de pagar os empresários. Hoje, a prefeitura paga por passageiro transportado.

    Após a licitação, adotará um modelo misto –pagando metade pelo passageiro e metade por estimativa do custo do serviço, cujo cálculo está sendo elaborado. O objetivo é viabilizar a existência de linhas em regiões e horários com demanda não tão grande, hoje mal servidas pelo transporte.

    FURTOS

    O secretário disse também que muitos dos semáforos novos instalados do ano passado para cá sofreram pane por causa do aumento da ação de ladrões de fios de cobres.

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