• Cotidiano

    Saturday, 04-May-2024 11:23:35 -03

    Após dois roubos, jovem desiste de celulares modernos e volta ao antigo

    FELIPE SOUZA
    DE SÃO PAULO

    25/02/2015 02h00

    Há um mês, a universitária Karina Pauletto, 20, vive como se tivesse voltado dez anos no tempo. Após o seu moderno smartphone Galaxy S3 ter sido roubado no Jardim Celeste, na zona oeste, ela deixou para trás Facebook, Instagram e Whatsapp.

    Agora, com o aparelho antigo que voltou a usar, só consegue fazer as ligações.

    "Já tinha sido assaltada duas vezes no último ano e só não fui outra porque corri. Minhas amigas ficaram e tiveram as bolsas com dinheiro e celulares roubados na avenida Morumbi, após sairmos da faculdade", disse Karina.

    A estudante Giuliana Mazetto passou a esconder o celular dentro da calça após uma tentativa de assalto.

    "Eu estava no Jaçanã [zona norte] com meu namorado quando tentaram nos roubar. Eu disse que não tinha celular e os bandidos foram embora. Agora, podem até levar minha bolsa, mas o celular eu quero ver eles colocarem a mão aqui", disse, enquanto apontava a parte da frente da calça.

    A auxiliar de vendas Paula Aparecida da Silva, 20, teve de acelerar o passo e entrar numa lanchonete para despistar dois homens que a seguiram na avenida Paulista. "Viram meu celular e ficaram atrás de mim", afirmou.

    Para evitar novos assaltos, agora ela evita usar o aparelho e procura produtos para escondê-lo ainda mais. "Parei de ouvir músicas para não chamar a atenção. Quero achar uma bolsa para colocar celular e dinheiro e prender tudo na perna."

    ROUBOS

    Dados divulgados nesta terça-feira (24) pela SSP (Secretaria de Segurança Pública) apontam que os roubos caíram de 26.987 casos em janeiro de 2014 para 25.880 no mesmo mês deste ano - -uma redução de 4,1%.

    Esta é a primeira queda registrada após 19 meses consecutivos de alta. O índice subia desde junho de 2013 quando 22.329 casos foram registrados contra 20.772 do mesmo período em 2012.

    A capital paulista também registrou queda no número de roubos no período. O número passou de 13.416 para 13.188 –umaredução de 1,7%. Ao todo, foram 228 casos a menos.

    Dados da Violência

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024