• Cotidiano

    Monday, 06-May-2024 09:48:13 -03

    Após denúncias, Justiça suspende mandato do presidente do Crea-SP

    REYNALDO TUROLLO JR.
    DE SÃO PAULO

    27/02/2015 16h24

    A Justiça Federal suspendeu na terça-feira (24) o mandato do presidente do Crea-SP (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo), Francisco Kurimori, até que sejam apuradas denúncias de abuso de poder econômico e político nas eleições do órgão, realizadas no final de 2014.

    Segundo o departamento jurídico do Confea (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia), ao qual o Crea-SP é subordinado, há "indícios concretos de irregularidades" no processo eleitoral. Kurimori, que já era presidente do Crea-SP, teria usado a estrutura do órgão para angariar votos e quebrar a igualdade entre os candidatos.

    Ele nega irregularidades, diz que é vítima de "denúncias mentirosas" e que já recorreu da decisão judicial que suspendeu seu mandato.

    Kurimori foi reeleito com 74% dos votos. O segundo colocado teve 11,3% dos votos.

    As denúncias à CEF (Comissão Eleitoral Federal), que organiza as eleições em nível nacional, partiram de engenheiros paulistas, de acordo com o Confea.

    A comissão, então, decidiu não homologar o resultado da eleição. Mas Kurimori obteve uma liminar na Justiça Federal que lhe permitiu assumir o cargo em janeiro.

    Agora, o desembargador federal Souza Prudente, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, reverteu a decisão anterior e suspendeu a homologação do resultado do pleito até que a comissão eleitoral investigue as denúncias.

    O Confea informou ter notificado nesta quinta (26) o Crea-SP para afastar imediatamente Kurimori da presidência do órgão.

    OUTRO LADO

    "Durante as eleições, fui metralhado por inúmeras denúncias mentirosas que a Comissão Eleitoral Federal do Confea e o plenário do Confea injustamente acolheram, cassando meu registro de candidatura. Assim, tive que judicializar e consegui ser candidato, empossado, homologado e estar no mandato por meio de liminares", disse Kurimori.

    "Já ingressamos com uma solicitação de reconsideração da decisão junto ao Judiciário e estamos aguardando a nova decisão", afirmou.

    Na tarde desta sexta (27), Kurimori participa de um evento em Brasília no papel de presidente do Crea-SP.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024