• Cotidiano

    Saturday, 18-May-2024 09:40:29 -03

    Rio inaugura palácio no subúrbio em comemoração aos 450 anos da cidade

    FELIPE DE OLIVEIRA
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DO RIO

    01/03/2015 15h04

    Com a presença da bateria das escolas de samba Império Serrano e Portela, a Prefeitura do Rio inaugurou neste domingo (1) o Palácio Rio 450, que será a terceira sede administrativa do município e a primeira na zona norte da cidade. O casarão fica na rua Carolina Machado, 920, em Oswaldo Cruz.

    A cerimônia contou com a presença do prefeito Eduardo Paes e do governador do Rio, Luiz Fernando Pezão.

    Além das escolas de samba, o cantor Diogo Nogueira também marcou presença, animando a festa.

    Para Paes, a nova sede ajuda a valorizar a região que é um dos berços culturais da cidade e desmistifica a ideia de poder nas áreas mais ricas.

    "É um local simbólico, nós temos a concentração do poder nas áreas mais nobres do Rio e, a partir de agora, o prefeito vai marcar presença uma vez por semana na zona norte para comandar a cidade por aqui".

    Construída em um casarão de 1920, o imóvel tem dois andares, com 182 metros quadrados no total. Na recuperação do local, que custou cerca de R$3 milhões, foram restauradas a fachada principal, as paredes laterais e a cobertura.

    A frente da casa também ganhou um chafariz abastecido com água de reuso e dois golfinhos esculpidos, simbolizando a bandeira da cidade.

    Atualmente, a sede principal da Prefeitura do Rio fica no centro da cidade, já em Botafogo, na zona sul, localiza-se o Palácio da Cidade, que é a antiga embaixada do Reino Unido no Brasil.

    Para Fernando Cesar, 43, que é morador de Oswaldo Cruz e ajudou na construção do local, a nova sede traz a esperança de melhorias na zona norte da cidade.

    "Espero que com ele vindo aqui possamos ter melhorias para a região que sofre com diversos problemas como a violência e a precariedade de alguns serviços básicos. Estou na esperança que melhore."

    Na zona norte também está localizado o Parque de Madureira, que é a terceira maior área verde da cidade. Ao todo, são 93 mil metros quadrados de área verde, com mais de 1.200 árvores e opções de lazer, esporte e cultura, como ciclovia, academia, circuito de skate e quadras de vôlei e futebol, entre outras atrações.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024