• Cotidiano

    Thursday, 02-May-2024 06:29:37 -03

    Cheia histórica já atinge mais de 70 mil pessoas na capital do Acre

    LUCIANO TAVARES
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, EM RIO BRANCO (AC)

    02/03/2015 19h38

    Mais de 70 mil pessoas, em 40 bairros de Rio Branco, no Acre, já foram atingidas pela cheia do rio Acre, considerada a maior da história.

    Mais de 6.000 pessoas tiveram de ser transferidas para cinco abrigos providenciados pela prefeitura. Na tarde desta segunda-feira (2), o rio chegou a 17,88 metros, e, pela previsão da Defesa Civil, deve continuar subindo.

    Por causa da cheia, o prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre (PT), decretou estado de calamidade pública na cidade. As duas pontes centrais, que ligam os principais distritos da cidade, estão interditadas. As aulas nas escolas públicas foram suspensas, e nas repartições públicas não há expediente. A situação deve continuar nos próximos dias.

    Como medida emergencial, o governo federal enviou à capital acriana cerca de 17 mil kits humanitários, com colchões, medicamentos e material de limpeza, que servirão ainda para moradores das cidades de Brasiléia e Xapuri, igualmente devastadas pela cheia do rio Acre.

    Em meio ao drama das famílias, postagens nas redes sociais responsabilizam pela cheia o garoto Raimo Lima de Matos, 13, que ficou conhecido na internet por um vídeo em que provocava os paulistas que sofrem com a falta d'água.

    "Estão brincando dizendo que eu deixei a torneira aberta lá de casa, mas eu já fechei a torneira faz tempo", disse Raimo, que mora no bairro Mocinha Magalhães, distante da área alagada.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024