• Cotidiano

    Monday, 06-May-2024 01:54:03 -03

    São Paulo vai expandir programa a usuários de drogas para seis bairros

    DE SÃO PAULO

    03/03/2015 02h00

    A gestão Fernando Haddad (PT) afirma que vai expandir um programa municipal de atendimento a viciados para seis bairros com pontos considerados mais críticos de uso de crack.

    O projeto De Braços Abertos já funciona na cracolândia da Luz (região central), dando emprego e moradia para os viciados.

    Na expansão do programa, trailers serão colocados na Vila Mariana, Santo Amaro e M'Boi Mirim, na zona sul, Santana (zona norte), Cidade Tiradentes (zona leste) e nas ruas no entorno do Ceagesp, na Vila Leopoldina (zona oeste).

    Há sete meses, funcionários de vários setores da prefeitura vinham fazendo um novo mapeamento. A ação deve começar em cerca de dois meses.

    Os trailers ficarão nos chamados "fluxos", onde os viciados se concentram. A secretária municipal de Assistência Social, Luciana Temer, afirmou que o objetivo inicial é ganhar a confiança dos usuários. "Na Luz, foi assim que começou", disse.

    Segundo Luciana, a expansão será feita com uma verba de R$ 6 milhões, resultado de parceria feita com a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, do Ministério da Justiça.

    A Secretaria de Estado da Segurança Pública, ligada à gestão Geraldo Alckmin (PSDB), emitiu nota em que afirma que "as polícias Civil e Militar trabalham de maneira integrada para combater o tráfico de drogas e a criminalidade, conforme as informações de inteligência policial e o mapeamento das ocorrências".

    A pasta afirmou ainda dar suporte a agentes sociais e de saúde que fazem o atendimento aos usuários de droga. E citou o aumento das apreensões de drogas de 2013 para 2014 –passando de 13,2 toneladas para 14,4 toneladas.

    Ela não respondeu aos questionamentos sobre a expansão das cracolândias.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024