• Cotidiano

    Sunday, 05-May-2024 18:30:59 -03

    Álcool em excesso pode 'desligar' os batimentos cardíacos

    DE SÃO PAULO

    03/03/2015 02h00

    Ingerir álcool demais pode provocar um deficit tão grande no sistema nervoso que, além de lesar o fígado, pode causar paradas cardíaca e respiratória.

    Em excesso, é possível e provável que retarde ou até desligue estímulos importantes, como os que o cérebro manda para respiração e batimentos cardíacos.

    O risco aumenta conforme maior e mais intenso é o consumo.

    Um homem de 80 kg tomando 15 doses (15 latas de cerveja ou "shots" de vodca) em duas horas corre alto risco de envenenamento –a quantidade de álcool no sangue será alta demais para o corpo metabolizar.

    Nesse caso, além buscar imediatamente um serviço de emergência, deve-se manter a pessoa sentada, aquecida, consciente e hidratada.

    No último sábado (28), o estudante de engenharia Humberto Moura Fonseca, 23, morreu após entrar em coma alcoólico durante uma festa universitária em Bauru (a 329 km de São Paulo).

    Testemunhas afirmam que o jovem bebeu 30 copinhos de vodca enquanto participava de uma competição, na qual o vencedor seria quem bebesse mais sem passar mal.

    Um vídeo divulgado nesta segunda-feira (3) mostra Humberto, junto com colegas, sentado a uma mesa participando do torneio.

    Na filmagem, é possível escutar alguém dizer "é um ´´shot por minuto" e "Au au au, Lombainha é um animal", em incentivo a Humberto, cujo apelido era "lombada". Depois, Humberto ergue os braços e comemora após beber mais uma dose.

    Veja vídeo

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024