• Cotidiano

    Monday, 20-May-2024 15:32:48 -03

    Rio de Janeiro

    Policiais que atiraram em jovens no Rio devem ser expulsos, diz Beltrame

    DO RIO

    03/03/2015 15h19

    O secretário de Segurança do Rio, José Mariano Beltrame, afirmou nesta terça-feira (2) que os policiais militares que atiraram contra três jovens, na favela da Palmeirinha, em Honório Gurgel, subúrbio do Rio, no último dia 20, devem ser expulsos da corporação.

    Na ocasião, Alan Souza de Lima, 15, morreu e um amigo dele, Chauan Jambres, 19, ficou ferido. Um terceiro garoto saiu sem ferimentos.

    "[Esses PMs] Possivelmente serão expulsos, já que as imagens em que eles aparecem são bem ilustrativas", destacou Beltrame, após participar de uma palestra para os 80 policiais da UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) do morro São João, na manhã desta terça, na sede do COE (Comando de Operações Especiais).

    Na última semana, a Polícia Militar do Rio afastou os nove PMs que participaram da operação na favela da Palmeirinha. A medida foi tomada depois da divulgação, pelo jornal "Atual Rio", de um vídeo que estava sendo gravado pelos jovens no momento dos tiros.

    As imagens mostram os dois garotos andando de bicicleta e aumentando a velocidade. Cerca de um minuto depois, são baleados e caem.

    Os policiais então chegam ao local e questionam por que eles haviam corrido. Um dos jovens responde que eles estavam brincando e não tinham visto os policiais.

    No sábado, nota divulgada pela Polícia Civil dizia que os jovens haviam sido feridos em confronto com PMs e que tinham sido apreendidos um revólver e uma pistola, fato desmentido após o vídeo.

    Dos nove afastados, oito são soldados e um é tenente. A corregedoria da PM abriu uma sindicância para apurar o caso.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024