• Cotidiano

    Tuesday, 07-May-2024 21:29:16 -03

    Com pouca economia, cresce risco de racionamento em Minas Gerais

    PAULO PEIXOTO
    DE BELO HORIZONTE

    05/03/2015 18h24

    A pouco menos de dois meses para o fim do período chuvoso e depois de um apelo da concessionária que atende a maioria dos municípios do Estado, a população de Minas Gerais economizou somente 7,4% da água fornecida. Com isso, o risco de racionamento no Estado aumenta.

    A Copasa pediu, em 22 de janeiro, que a população poupasse 30% da água fornecida. A economia foi um pouco maior na região metropolitana de Belo Horizonte (9,4%), mas também é considerada insuficiente.

    A concessionária não estipulou um prazo para informar se o pedido foi ou não atendido, mas considera que o tempo está se esgotando e que a situação continua preocupante.

    A média de volume dos reservatórios que abastecem a região metropolitana de BH tem se mantido em cerca de 30% da capacidade.

    "A Copasa não trabalha com prazo. O que foi pedido é que se economizasse 30% do consumo de água, em caráter emergencial. Esse pedido ganha mais relevância no atual momento, em que o período de chuvas está acabando", informou a empresa.

    O governador Fernando Pimentel (PT-MG) voltou a falar em possibilidade de racionamento daqui a três a quatro meses, se não houver economia de água e se a quantidade de chuvas em 2015 não superar o volume de 2014.

    Sem economia e um pouco mais de chuva, o sistema de abastecimento na região metropolitana de BH entrará em "colapso", expressão usada pela Copasa.

    Para forçar a economia, Pimentel voltou a falar na cobrança de uma sobretaxa para quem gastar mais. O Estado, segundo ele, aguarda uma autorização da Arsae (Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais) para efetuar a cobrança extra.

    "Vamos trabalhar para que não haja racionamento. O que estamos propondo é uma sobretaxa para quem gastar acima da média do ano passado. É isso que estamos discutindo com a agência reguladora, e acredito que vamos ter esse instrumento", disse o governador.

    A Copasa é a concessionária de água em 635 dos 853 municípios mineiros e atende 14,9 milhões de pessoas. Na região metropolitana de BH, a população atendida soma 5 milhões.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024