• Cotidiano

    Sunday, 19-May-2024 12:43:55 -03

    São Paulo registra a primeira morte por dengue; Estado soma 32 óbitos

    JAIRO MARQUES
    NICOLAS IORY
    DE SÃO PAULO

    06/03/2015 18h10

    Uma mulher de 84 anos, moradora da Freguesia do Ó (zona norte) é a primeira vítima fatal da dengue confirmada na capital paulista. Em todo o Estado, de acordo com a Secretaria Estadual da Saúde, são 32 mortes pela doença. As informações foram divulgadas nesta sexta-feira (6)

    A zona norte da cidade detém também a maior incidência de casos registrados de dengue por 100 mil habitantes. O bairro do Limão é o primeiro da lista (50 por 100 mil), seguido pelo Jaraguá (47,5) e da Brasilândia (30,4).

    De 1º de janeiro a 4 de março foram registradas 2.708 ocorrências da doença na cidade, frente a 1.440 casos no mesmo período de 2014, avanço de 88%, de acordo com o Ministério da Saúde.

    A Folha relatou, em fevereiro, que a zona norte estava sendo prejudicada no combate à dengue por falta de carros para levar os agentes de controle do mosquito Aedes aegypti às casas da região.

    Em nota, a Covisa (Coordenação de Vigilância em Saúde), da Secretaria Municipal da Saúde, alegou que, naquele momento, a cidade passava por um processo de troca da empresa responsável pelo serviço, mas que os carros já haviam sido repostos.

    Uma segunda morte por dengue, de um homem de 88 anos, morador da zona leste, está sendo investigada pelo Instituto Adolfo Lutz.

    Durante todo o ano de 2014, a capital somou 14 mortes por dengue, de acordo com a prefeitura.

    O ministro da Saúde, Arthur Chioro, disse que a capital "não vive uma epidemia", e que isso acontece apenas em cidades que "não se prepararam" e em locais que eram "virgens de dengue".

    "Elas [as cidades] pagam o preço de nunca terem tido a doença antes", afirmou.

    ESTADO

    De acordo com a pasta estadual da Saúde, dados preliminares informados pelos municípios ao Sinan (Sistema Nacional de Agravos de Notificação), o Estado registrou, entre janeiro e fevereiro deste ano, 38.714 casos confirmados de dengue, incidência de 92 infecções por 100 mil habitantes.

    Para caracterizar epidemia em nível estadual, a incidência deve ser acima de 300 casos por 100 mil habitantes.

    O "mapa da dengue" traçado pelo governo do Estado indica que 20 dos 645 municípios paulistas concentram cerca de 60% dos casos registrados da doença no primeiro bimestre do ano.

    Em 2014, houve 87 óbitos por dengue (cinco no primeiro bimestre) e 193,6 mil casos registrados em todo o Estado.

    Segundo o ministro Chioro, o pico das ocorrências deve acontecer em maio devido às condições do clima

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024