• Cotidiano

    Wednesday, 26-Jun-2024 02:22:05 -03

    Defesa Civil interdita 11 casas após deslizamento que matou três crianças

    DE SÃO PAULO

    09/03/2015 15h51

    A Defesa Civil interditou 11 casas no bairro Jardim São Luís, em Santana de Parnaíba (na Grande SP), por conta do risco de novos deslizamentos de terra. A medida acontece após a morte de três crianças, que ficaram soterradas na noite do último sábado (7).

    Segundo o secretário de Comunicação da cidade, Fábio Mendonça, as 11 famílias –entre elas a das crianças mortas– foram encaminhadas para casas de parentes ou para hotéis da região, pagos pela prefeitura. Ele afirmou que a administração municipal vai alugar casas para acomodar essas famílias por tempo indeterminado.

    "Como está chovendo muito, é perigoso. As equipes podem estar trabalhando e ser atingidas por um novo deslizamento. Por isso, elas também não estão se arriscando. Se tiver 1% de risco ninguém volta para o local, essa é uma ordem do prefeito", afirmou o secretário, que disse que as casas interditadas não estão em área de risco.

    O deslizamento do último sábado aconteceu por volta das 21h e soterrou o quarto de uma casa na rua Uruguai. A empregada doméstica Francislaine Carola Rodrigues, 30, e três de seus filhos estavam no cômodo atingido e ficaram soterrados. A mulher foi resgatada e passa bem, mas as crianças não resistiram e morreram.

    Um quarto filho de Francislaine escapou do soterramento porque estava dormindo com a avó, Geni, em outro cômodo da casa. Todos os 10 moradores do imóvel estavam no local. A família morava na casa havia 30 anos.

    "Ouvimos um barulho de terra rolando, forte, estava tudo escuro no momento. Minha casa está toda rachada, o barranco caiu", relata a vizinha Ana Lúcia Souza Silva. "Cheguei na hora em que começou o deslizamento, ficamos a noite toda na rua", completou.

    Outros dois deslizamentos de terra foram registrados na região na mesma noite, mas não deixaram feridos.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024