• Cotidiano

    Saturday, 27-Apr-2024 20:57:51 -03

    Chuva faz reservatórios de SP subirem; Cantareira chega a 14,3%

    DE SÃO PAULO

    13/03/2015 10h04

    As chuvas ajudaram novamente os reservatórios de São Paulo que registraram nova alta nesta sexta-feira (13).

    De acordo com dados da Sabesp, o Cantareira opera com 14,3% de sua capacidade após subir 0,3 ponto percentual. Esse índice já inclui a segunda cota do volume morto (água do fundo do reservatório que não era contabilizada). Conforme a Folha mostrou na quinta-feira (12), ao atingir 14% já é praticamente descartada a possibilidade de rodízio de água neste ano.

    A Sabesp informou que choveu 132,2 mm no Cantareira até agora. A média histórica para o mês de março é de 178 mm de chuvas nas represas que compõem o sistema.

    Segundo o professor de hidrologia da USP de São Carlos, Eduardo Pires, o avanço do nível maior reservatório da Grande São Paulo ainda é tímido para justificar comemorações. "Temos que lembrar que ainda estamos no volume morto. E mesmo que dê para chegar até agosto ou setembro com água, como será ano que vem? Os reservatórios estarão ainda mais baixos", disse.

    O Cantareira abastece 6,2 milhões de pessoas na zona norte e partes das zonas leste, oeste, central e sul da capital paulista -eram cerca de 9 milhões antes da crise. Essa diferença passou a ser atendida por outros sistemas.

    Rubens Fernando Alencar e Pilker/Folhapress

    OUTROS RESERVATÓRIOS

    O nível do reservatório Alto Tietê, que também sofre as consequências da seca, opera com 20,6% de sua capacidade. Na quinta-feira (12), o índice era de 20,4%.

    O sistema abastece 4,5 milhões de pessoas na região leste da capital paulista e Grande São Paulo. No dia 14 de dezembro, o Alto Tietê passou a contar com a adição do volume morto, que gerou um volume adicional de 39,5 milhões de metros cúbicos de água da represa Ponte Nova, em Salesópolis (a 97 km de São Paulo).

    O nível da represa de Guarapiranga, que fornece água para 5,2 milhões de pessoas nas zonas sul e sudeste da capital paulista, chegou a 72,8% após subir 0,6 ponto percentual.

    O reservatório Rio Grande, que atende 1,5 milhão de pessoas, subiu de 93,3% para 95,1%. Já o reservatório Rio Claro, que também atende 1,5 milhão de pessoas, avançou 0,1 percentual. O sistema opera com 40%.

    O sistema Alto Cotia também subiu passando de 53,3% para 53,6%. O reservatório fornece água para 400 mil pessoas.

    A medição da Sabesp é feita diariamente e compreende um período de 24 horas: das 7h às 7h.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024