• Cotidiano

    Monday, 06-May-2024 05:35:57 -03

    Interior de São Paulo registra mais duas mortes por dengue

    DE SÃO PAULO

    17/03/2015 14h03

    O interior de São Paulo registrou mais duas mortes decorrentes da dengue neste ano. As prefeituras de Birigui (507 km de SP) e de Campinas (93 km de SP) divulgaram as primeiras mortes por dengue do ano nas cidade.

    A vítima em Birigui, segundo a prefeitura, é um idoso de 85 anos que morreu no dia 7 de março. Morador do bairro Monte Líbano, ele tinha doenças crônicas, como pneumonia, que o colocavam em um grupo de risco. Já em Campinas, a vítima é um homem de 78 anos, morador da região leste da cidade, segundo a prefeitura. A cidade liderou os casos da doença no Estado no ano passado, com quase 42 mil infectados. Nos três primeiros meses deste ano, já são 1.697 casos confirmados e outros 5.050 em investigação.

    O morador de Birigui deu entrada ao pronto-socorro no dia 2 de março com febre e quadro grave de pneumonia. No mesmo dia, ele foi encaminhado para a Santa Casa e, após ficar cinco dias internado, o quadro ficou mais grave e ele foi encaminhado para a UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

    Segundo a Secretaria de Saúde da cidade, foi realizada investigação e colhido material para exame de sorologia e o Instituto Adolfo Lutz confirmou resultado positivo para dengue.

    De acordo com o médico infectologista da Secretaria de Saúde, Igor Barcellos Precinoti, os idosos, grávidas, crianças e pessoas com doenças crônicas, como diabetes, hipertensão, doenças pulmonares e hepatites, estão entre o público com maior risco de infecção pela dengue, que pode levar a óbito. "No caso dos idosos, que possuem doenças crônicas, a dengue é um fator complicador por conta da fragilidade, a imunidade do organismo, que é mais sensível", explicou.

    Até o momento, a cidade conta com 324 casos positivos da doença. A última morte em decorrência da dengue em Birigui ocorreu em maio de 2014, quando foram registrados 3.697 casos positivos da doença no ano.

    As prefeituras de Birigui e Campinas dizem que fazem ações para combater o mosquito transmissor da dengue.

    No último balanço do Ministério da Saúde, divulgado na semana passada, o Estado de São Paulo contabilizava 35 mortes causadas pela dengue. Com os novos registros, porém, esse número deve crescer no próximo levantamento. No ano passado, foram nove óbitos em todo o Estado até o dia 7 de março.

    Editoria de Arte/Folhapress

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024