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    Após liminar, Haddad diz que ciclovia melhora o trânsito de SP

    DE SÃO PAULO

    20/03/2015 11h54

    Um dia após a Justiça determinar a paralisação imediata das obras de ciclovias em São Paulo, o prefeito Fernando Haddad (PT) afirmou nesta sexta-feira (20) que as rotas para bicicletas melhoram o trânsito na cidade.

    Na decisão da Justiça, dada em caráter liminar e a pedido do Ministério Público, há apenas uma exceção: a ciclovia da avenida Paulista, que poderá seguir em obras, sob o argumento de que é a única feita com estudo prévio.

    As faixas reservadas aos ciclistas são uma das principais vitrines da gestão petista.

    Haddad afirmou que, na grande maioria das ciclovias, não foram feitos feitos estudos de impacto no trânsito porque faixas destinadas aos carros não foram retiradas. "90% das ciclovias foram colocadas em canteiros centrais ou em vagas de estacionamento", afirmou.

    Segundo o prefeito, estudos da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) apontam que vagas de estacionamentos em vias públicas pioram o trânsito porque motoristas são obrigados a parar o veículo para que outro estacione.

    Com a ciclovia e sem as vagas, portanto, o fluxo dos veículos acabou melhorando, de acordo com o prefeito.

    "Se você suprimir uma das três faixas de rolamento, por exemplo, aí você faz um estudo de impacto, porque está tirando espaço do carro. Na grande maioria das ciclovias o espaço da faixa de rolamento não é suprimido", disse.

    O prefeito afirmou, ainda, que enviará para a Justiça todos os estudos feitos pela CET sobre a implantação das faixas para ciclistas.

    O QUE DIZ A DECISÃO JUDICIAL

    A decisão da 5ª Vara de Fazenda Pública foi em resposta a pedido de liminar feito pela promotora Camila Mansour Magalhães da Silveira.

    A argumentação da promotora é que a gestão Fernando Haddad (PT) não fez o planejamento necessário para a implantação da malha cicloviária.

    Editoria de Arte/Folhapress
    Alguns números sobre as ciclovias de SP, bandeira da gestão Haddad
    Alguns números sobre as ciclovias de SP, bandeira da gestão Haddad

    O juiz Luiz Fernando Rodrigues Guerra acolheu o pedido justificando o efeito das ciclovias do trânsito de veículos.

    "É de se entender como razoável a presença de prévio estudo de impacto viário global e local, de sorte a mitigar efeitos deletérios como o estrangulamento do tráfego de veículos em vias públicas", escreveu.

    A multa para o caso de descumprimento da regra é de R$ 10 mil por dia.

    Em relação à ciclovia da avenida Paulista, o juiz justificou a decisão afirmando que o trabalho no local "aparenta melhor estudo e planejamento, com informação prévia à comunidade em geral". Ele também escreveu que a utilização do canteiro central para a construção da via demonstra que houve preocupação em mitigar o trânsito.

    Entre as ciclovias em construção que devem ser afetadas para decisão, está a da rua Amaral Gurgel, sob o Minhocão.

    Segundo o último balanço do site da prefeitura, foram construídos 205 km de ciclovias, de 400 km prometidos pela gestão.

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