• Cotidiano

    Tuesday, 30-Apr-2024 05:16:33 -03

    Maria Odette Ribeiro Leite (1927-2015) - Paulistana 'casada' com a medicina

    ANDRESSA TAFFAREL
    DE SÃO PAULO

    26/03/2015 00h01

    Maria Odette Ribeiro Leite era sempre a primeira da classe, tirava nota máxima em todas as matérias. Tinha um talento maior para a matemática, tanto que pensava seguir carreira na área.

    Ao cursar o antigo científico, porém, um excelente professor de biologia mudou suas expectativas. Arrebatada pela disciplina, percebeu que seu futuro era na medicina.

    Em 1952, formou-se pela USP. Especializou-se em endocrinologia e metabologia e, por mais de quatro décadas, trabalhou no Hospital das Clínicas da universidade, pela qual também deu aulas.

    Ao completar 70 anos, em 1997, aposentou-se compulsoriamente. Inconformada, pois ainda se sentia plenamente produtiva, continuou por mais uma década como voluntária. Até 2007, também manteve seu consultório particular.

    Nos anos 60 e 70, foi ainda perita do INPS (hoje INSS), tornando-se chefe na agência do Ipiranga, na zona sul.

    Por seu trabalho, recebeu homenagens e honrarias.

    Sem filhos ("era casada com a medicina", diz a família), a paulistana dedicou-se aos sobrinhos. Adorava levá-los para viajar. Certa vez, pegou dois deles e uma irmã e foi de carro até o Nordeste.

    As horas de folga eram gastas com uma comunidade católica e ajudando entidades assistenciais —preocupava-se muito com os mais pobres. Apreciava ainda cinema, teatro, música e literatura.

    Há três anos, foi diagnosticada com mal de Parkinson. Já não falava mais, mas continuava lúcida. Ainda assistia a programas de TV e à missa de Aparecida ao final do dia.

    Morreu no dia 17, aos 87 anos. Deixa cinco irmãos.

    coluna.obituario@uol.com.br

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024