• Cotidiano

    Sunday, 05-May-2024 13:56:23 -03

    Estradas para o interior de SP devem ser as mais lotadas nesta Páscoa

    FELIPE SOUZA
    DE SÃO PAULO

    01/04/2015 02h00

    Danilo Verpa/Folhapress
    Obras de ampliação das pistas entre o km 41 e o km 49 da Fernão Dias
    Obras de ampliação das pistas entre o km 41 e o km 49 da Fernão Dias

    A queda nas temperaturas transformou as cidades montanhosas na bola da vez dos paulistas para curtir este feriado prolongado de Páscoa.

    Com isso, a partir da tarde desta quinta-feira (2), as rodovias que ligam a Grande São Paulo ao interior devem ficar mais cheias que as litorâneas. Campos do Jordão, por exemplo, a 181 km da capital, terá temperatura mínima de 10°C nesse feriado.

    Nas estradas, por causa de obras nas pistas, os motoristas devem ter atenção redobrada especialmente na Anchieta (rumo ao litoral sul) e na Fernão Dias (que liga a capital a Belo Horizonte).

    Mesmo com a interrupção dos reparos no feriado –de quinta a domingo–, as vias vão manter as placas indicando redução da velocidade nos pontos com as intervenções.

    Na Fernão Dias, por exemplo, o limite cai de 80 km/h para 60 km/h, em Atibaia, onde ocorre a construção de nova faixa no canteiro central em ambos os sentidos.

    Cones à beira da pista também incentivam uma redução e podem causar lentidão.

    Editoria de Arte/Folhapress

    O caminhoneiro Claudiomar Marques, 42, que passa pelo local duas vezes por semana, diz que são comuns os congestionamentos no local pela manhã. "O maior gargalo é o acesso para a [rodovia] Dom Pedro. Espero que as obras resolvam isso", afirma.

    FRIO

    O presidente da Associação da Hotelaria e Gastronomia de Campos do Jordão, Luiz Pedro Nathan, diz que os hotéis do município já estão com quase 90% das hospedagens reservadas.

    "A Páscoa é um bom feriado para a cidade. Esperamos chegar perto da lotação máxima nos próximos dias".

    Segundo a previsão do Climatempo, a mínima de 10°C será atingida na sexta (3).

    De acordo com o presidente da associação, esse período de Páscoa marca uma "transição" para os meses de inverno, quando a região passa a receber mais turistas.

    "A Páscoa para nós é equivalente ao 12 de outubro para o litoral", disse, numa referência ao início da chamada temporada de verão nas praias paulistas.

    Por outro lado, o secretário-executivo do Sinhores (Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares), do litoral norte, diz que a expectativa é lotar pouco mais de 80% dos quartos, contra os quase 100% no verão. A concessionária Ecovias prevê 340 mil veículos no sistema Anchieta-Imigrantes na Páscoa –ante 510 mil no Carnaval.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024